Estreamos hoje o que nós esperamos ser o primeiro “Devaneiros com URL” de Luis Filipe Silva, uma revista do que se anda a passar no mundo da FC&F.
1: vozes e ecos
Será o autor um porta-voz da sua geração? Do seu país, da sua língua, das crenças e acontecimentos? Fará dele um jornalista emocional, preocupado em relatar a viagem íntima (subjectiva, portanto, filtrada, parcial e parcimoniosa) – mas, se fizer, confiaremos nele? Irá conduzir-nos a um lugar seguro? A uma verdade reconhecida por muitos? Recentemente, discutiram-se limites, à guisa de legitimidades: «A good novelist is a good observer – everything else is just style. A writer must be alive to what goes said and unsaid in the world, making themself [sic] small until only the reader is reflected in the work. A well-crafted novel is a mirror, and as a reader I don’t mind where the glass was made or how it got its silver. I require only that its reflection is fair.»
Se isto for verdade, o que dizer da ficção científica? Sabem, aquele ramo da literatura que fala do que não existe(iu). Se quem relata nunca viajou nem assentou pés em tal terra(tempo), como resolver a questão da legitimidade? Serei dono deste sonho, da visão que me apareceu? (Como bem sabemos, sonhos são coisas que, quando se lhes abre a portinhola, jamais regressam ao ninho.) Claro que convém aparecer, ser-se visto, ou mais importante, ser-se lembrado. A voz do autor ecoa no tempo.
Estranhamente, por vezes é mais difícil ecoar no espaço: falamos de Weltliteratur e prontamente desculpamos a sua inexistência com as questões comezinhas do dinheiro e do interesse alheio, aparentemente interligadas. Mas interesse existe, ou parece existir, em determinadas reuniões literárias internacionais, pelo menos naquela bolha anacrónica dos poucos dias de um acontecimento intenso. Felizmente que a nível interno de cada nação, o interesse mantém-se, quer em saudar o que se fez quer em promover nascimentos. E depois há aquelas situações de intermeio, em que já nasceu mas ainda não se mostrou ao mundo. Mas estas abordaremos mais tarde…