Devaneios com URL

Estreamos hoje o que nós esperamos ser o primeiro “Devaneiros com URL” de Luis Filipe Silva, uma revista do que se anda a passar no mundo da FC&F.

1: vozes e ecos

Será o autor um porta-voz da sua geração? Do seu país, da sua língua, das crenças e acontecimentos? Fará dele um jornalista emocional, preocupado em relatar a viagem íntima (subjectiva, portanto, filtrada, parcial e parcimoniosa) – mas, se fizer, confiaremos nele? Irá conduzir-nos a um lugar seguro? A uma verdade reconhecida por muitos? Recentemente, discutiram-se limites, à guisa de legitimidades: «A good novelist is a good observer – everything else is just style. A writer must be alive to what goes said and unsaid in the world, making themself [sic] small until only the reader is reflected in the work. A well-crafted novel is a mirror, and as a reader I don’t mind where the glass was made or how it got its silver. I require only that its reflection is fair.»

Se isto for verdade, o que dizer da ficção científica? Sabem, aquele ramo da literatura que fala do que não existe(iu). Se quem relata nunca viajou nem assentou pés em tal terra(tempo), como resolver a questão da legitimidade? Serei dono deste sonho, da visão que me apareceu? (Como bem sabemos, sonhos são coisas que, quando se lhes abre a portinhola, jamais regressam ao ninho.) Claro que convém aparecer, ser-se visto, ou mais importante, ser-se lembrado. A voz do autor ecoa no tempo.

Estranhamente, por vezes é mais difícil ecoar no espaço: falamos de Weltliteratur e prontamente desculpamos a sua inexistência com as questões comezinhas do dinheiro e do interesse alheio, aparentemente interligadas. Mas interesse existe, ou parece existir, em determinadas reuniões literárias internacionais, pelo menos naquela bolha anacrónica dos poucos dias de um acontecimento intenso. Felizmente que a nível interno de cada nação, o interesse mantém-se, quer em saudar o que se fez quer em promover nascimentos. E depois há aquelas situações de intermeio, em que já nasceu mas ainda não se mostrou ao mundo. Mas estas abordaremos mais tarde…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s