Oficina de Escrita para Ficção Especulativa


Inscrições Abertas


Depois das lições aprendidas e do sucesso da Oficina de Ferramentas de Escrita de 2020, a Imaginauta irá organizar uma nova edição em 2023.

Esta oficina de 6 sessões, com duração aproximada de 4 meses e meio, é destinada a todos aqueles com gosto pela ficção especulativa (fantasia, ficção científica, terror, etc…) que queiram aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver as suas capacidades de escrita.

A oficina foi desenhada para dar primazia à discussão e prática de um ritmo consistente de criação literária.

A oficina decorrerá aos Sábados às 10h00, na Biblioteca de Marvila (Lisboa), intercalando sessões teóricas com sessões de crítica dos textos escritos pelos participantes. Entre as sessões serão partilhados conteúdos por email que complementarão os temas discutidos durante as várias sessões da oficina. As sessões terão aproximadamente 3 h cada.

Nas sessões de “Roda de Leitura e Crítica” os participantes terão oportunidade de criticar e discutir os contos uns dos outros partilhados previamente.

18 de FevereiroO MundoFicção especulativa: as histórias do E se…?
Gedankenexperiment
Ler como um escritor: Mostrar, não contar.
Mundicriação: da escala macro à micro
04 de MarçoRoda de Leitura e Crítica 0 Ronda de críticas literárias
18 de MarçoO EnredoO enredo e os temas
Estruturas narrativas e arcos de personagem
Técnicas narrativas: A arma de Chekhov, prenúncios
(foreshadowing) e volte-faces (plot twists).
15 de Abril Roda de Leitura e Crítica 1 Ronda de críticas literárias
06 de MaioAs PersonagensPersonagens tridimensionais
Motivação e agência
Diálogos: simulacros do real
PdV (POV) e narrador
20 de Maio Roda de Leitura e Crítica 2Ronda de críticas literárias

A Oficina de Ferramentas de Escrita tem uma lotação limitada de 20 pessoas e a totalidade das sessões – graças ao inestimável apoio da Biblioteca Municipal de Marvila – tem um custo de 65€.

Existe ainda uma vaga a custo 0 destinada a um/a participante com recursos financeiros limitados que de outra maneira não poderiam participar nesta actividade. Caso seja esse o teu caso, indica-o no formulário de inscrição e submete um pequeno texto/excerto de ficção com um máximo de 200 palavras. Caso haja mais do que uma pessoa a pedir esta vaga, esta será atribuída com base na avaliação do texto pelos formadores.

A participação na Oficina de Ferramentas de Escrita carece de inscrição prévia AQUI e as vagas serão atribuídas por ordem de inscrição. O/a autor/a inscrito/a receberá então um email para validar a inscrição efectuando o pagamento. O tema do conto a escrever para a sessão de 04 de Março será partilhado no início de Fevereiro.

Formadores

Carlos Eduardo Silva

Carlos Silva é escritor de ficção especulativa, fundador do projeto Imaginauta e engenheiro biológico.

Tem várias das suas histórias publicadas nacional e internacionalmente, das quais se destacam a série de BD “Umbigo do Mundo” – Geek d’Ouro para Melhor Banda-desenhada de 2021 – da qual é responsável pelo argumento e Penim Loureiro pelo desenho, co-autoria de “Rafael Bordalo Pinheiro, uma vida em desenhos” – Melhor Publicação Independente dos Troféus Central Comics 2020 –  , o romance Anjos – Prémio Divergência 2015 – e a antologia colaborativa Comandante Serralves.

 www.carlossilva.net

Bruno Martins Soares

Escritor, argumentista, dramaturgo e publicitário, Bruno Martins Soares ganhou o Prémio Nacional de Jovens Criadores na vertente de Literatura, tendo representado Portugal na Feira de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo em Turim, e venceu o Grande Prémio Adamastor do Fantástico 2019 com o seu segundo romance de Ficção Científica: “A Batalha da Escuridão”.
Em 2013, co-escreveu e co-produziu a longa-metragem “Regret”, da produtora Castaway Entertainment com distribuição nos EUA e Canadá, e entre 2015 e 2017, escreveu e co-produziu a curta-metragem “Desvio”, Award of Merit da Best Shorts Competition, para além de três outras curtas-metragens e dois pilotos para TV. A sua peça “O Papel” foi também encenada pela produtora This Is That.
É formado em Gestão de Empresas, tirou vários cursos nas áreas comportamentais e é formador certificado pelo IEFP.

www.brunomartinssoares.com

Advertisement