It’s Alive

A inspiração:

Corria o ano de 1816, o chamado”Ano sem Verão“.

O Monte Tambora entrou em erupção, projectando toneladas de cinzas para atmosfera, escurecendo os céus, alterando clima de tal maneira que se viveu uma das piores fomes da Europa no século XIX.

Lord Byron, Percy Shelley, John Polidori e Mary Shelley passavam as férias ao largo de um lago na Suiça. A chuva e atmosfera sombria fechavam-nos em casa, a ler histórias de terror e a falar das últimas descobertas científicas. Até que Lord Byron propõe um desafio: escrever uma história de terror!

A jovem de 16 anos Mary Shelley criou “Frankeinstein, ou o Prometeu Moderno”, com este romance que reverberou até ao presente, e por muitos considerado o primeiro romance de ficção científica. John Polidori, por sua vez, escreveu “Um Fragmento”, uma das primeiras histórias de vampiros tal como hoje os imaginamos. Lord Byron escreveu o poema “Darkness” sobre o fim da humanidade.

O evento:

Passados quase 200 anos, na Feira do Livro de Porto Alegre (Brasil), Cesar Alcázar e Duda Falcão organizaram um desafio de nome “Tu Frankeinstein” em que um conjunto de autores se comprometia a escrever um conto durante uma noite fechados na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Destes encontros têm resultados livros com a colectânea dos contos produzidos.

Em 2014 a iniciativa chegou também a Portugal, sob o nome “Noite de Lorde Byron” reunindo cerca de 20 autores ao total (no Porto e Lisboa), merecendo menção na TimeOut do Porto. Um dos elementos da organização estava nessa altura a começar um novo projeto: a Imaginauta, para a qual eventos como este fariam todo o sentido.

Em 2017, já pela mão da Imaginauta, o evento ganha um novo nome “It´s Alive” e estreia-se como uma das actividades do MotelX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.

Mas nem só de escrita se faz o It’s Alive!, ao longo das várias edições foram diversas as actividades preparadas para os participantes tais como palestras, sessões de mentoria com artistas experientes, declamação de poesia, jogos literários e quebra-gelos.

Histórico

Galeria de fotos