A inspiração:
Corria o ano de 1816, o chamado”Ano sem Verão“. Lord Byron, Percy Shelley, John Polidori e Mary Shelley passavam as férias ao largo de um lago na Suiça.
A chuva e atmosfera sombria fechavam-nos em casa, a ler histórias de terror e a falar das últimas descobertas científicas. Até que Lord Byron propõe um desafio: escrever uma história de terror!
E foi assim que a jovem de 16 anos Mary Shelley criou “Frankeinstein, ou o Prometeu Moderno”, uma obra que reverberou até ao presente.
O evento:
Passados quase 200 anos, na Feira do Livro de Porto Alegre (Brasil), Cesar Alcázar e Duda Falcão organizaram um desafio de nome “Tu Frankeinstein” em que um conjunto de autores se comprometia a escrever um conto durante uma noite fechados na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Destes encontros têm resultados livros com a colectânea dos contos produzidos.
Em 2014 a iniciativa chegou também a Portugal, sob o nome “Noite de Lorde Byron” reunindo cerca de 20 autores ao total (no Porto e Lisboa), merecendo menção na TimeOut do Porto. Nesta altura a Imaginauta ainda não existia, apenas um dos elementos viria a fazer parte da Imaginauta, mas foi a partir desta e outras iniciativas que surgiu a vontade de fazer surgir o projecto literário.
Em 2017, a Imaginauta pegou conceito e criou o “It’s Alive” e foi a vez do MOTELX receber o evento, contando com a visita de Kim Newman.

Programa 2017
Rescaldo 2017
Blog com os textos de 2017
Em 2018, com o apoio da Rede de Bibliotecas de Lisboa e Junta de Freguesia de Marvila, a maratona de escrita criativa deu-se no Palácio da Mitra.
Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, o It’s Alive! teve uma edição online no dia 4 de Abril.
