Legendary Christmas + Lançamento Ágape

Obrigado a todos os que estiveram connosco hoje na Legendary Books para o convívio de Natal “Legendary Christmas” e assistiram ao lançamento do conto vencedor do Prémio Ataegina 2021, Ágape.

Foi muito bom conhecer caras novas e rever as antigas, assim como efeitar a montra da Legendary Books com as vossas cartas ao Pai Natal, cheias de recomendações de leitura para estes meses frios. Ficou ainda melhor do que tínhamos imaginado!

Lançamento de Ágape

Nós prometemos surpresas para o Legendary Christmas, não prometemos?

Pois aqui vai uma:

No próximo dia 19 de Dezembro, pelas 16h00, vamos aproveitar o convívio de Natal para fazer o lançamento de “Ágape“, o conto vencedor do Prémio Ataegina 2021, do Carlos Aleluia.

O livro (uma óptima prenda de Natal, já agora) estará à venda no local e o autor disponível para dar autógrafos!

ComiCon 2021

A Imaginauta levou a literatura de ficção científica à ComiCon. Dois autores iniciantes, o Jorge Borbinha e a Mónica Cunha, vencedores do Prémio Ataegina 2019 e 2020 (respectivamente) e um mais calejado no meio, Bruno Martins Soares.

Foi uma hora de conversa onde se falou do presente e futuro da ficção científica, partindo da experiência de cada um dos escritores, e onde se apontaram caminhos para o que se espera de alterações do mercado editorial.

Por fim, houve ainda a oportunidade de receber autógrafos e de continuar a conversa para lá do painel. Em breve esperamos ter a gravação do mesmo.

Legendary Christmas 2021

As ruas da cidade enchem-se de luzes, em casa as pessoas montam as árvores de Natal, há um cheiro a doces no ar e os cânticos da Maria Carey ressuscitam uma vez mais, que nem Cthulhu.

Em colaboração com a Legendary Books, a Imaginauta vai organizar no próximo dia 19 de Dezembro, pelas 16h00, um convívio de Natal.

Para além da companhia e camaradagem uns dos outros e das delícias do café-livraria vais poder encontrar as “cartas ao pai-natal” recheadas de boas recomendações de bookstagramers nossos convidados:

@bibidibooks

@with_a_book_on_the_moon

@shadow_frozen

@voltasaimaginacao

@ladyxzeus

E quem sabe, porque não preencheres uma tu também?

E não nos vamos ficar por aqui! Vai haver também a oportunidade de ganhares livros e brindes da Imaginauta.



Vamos ainda lançar “Ágape“, o conto vencedor do Prémio Ataegina 2021 com a presença do autor, Carlos Aleluia.

Por isso, se ainda não decidiste o que vais oferecer àquele primo em terceiro grau, porque não um conto de ficção científica autografado?

5º Aniversário da Biblioteca de Marvila

No passado dia 27 de Novembro de 2021 comemorou-se o 5º aniversário da Biblioteca de Marvila, um espaço que tem recebido de braços abertos os projectos da Imaginauta. Seja o Festival Literário Contacto, seja a nossa Oficina de Ferramentas de Escrita, desde o primeiro momento recebemos todo o apoio desta equipa que tanto faz pela cultura em Lisboa.

Que poderíamos nós oferecer de presente para ajudar a comemorar este aniversário?

O que fazemos melhor: contar histórias.

Em tempo recorde, pedimos aos alumni da Oficina de Ferramentas de Escrita que criassem contos de 1000 palavras para ler em voz alta. Durante 30 minutos viajámos e levámos connosco uma plateia até às explorações mineiras na Leua; aos meandros de um leilão de artefactos infernais; até a uma tasca do Porto onde seres de outras galáxias mantêem a Humanidade sobre escrutínio.

Mensageiros das Estrelas 2021

O Episódio VI (que é como quem diz “a 6ª”) conferência “Mensageiros das Estrelas” está de volta para a edição de 2021, este ano em modo online.

O evento académico sob o tema Nature and Overnature in SF and Fantasy Discourses irá decorrer entre os dias 25 e 26 de Novembro de 2021 e é organizado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

De entre os pricipais oradores conta com Terence McSweeney, Gerry Canavan, João Nuno Azambuja e, o autor do livro A Última Vida de Sir David, aqui na Imaginauta, Pedro Galvão.

O programa completo pode ser consultado AQUI

Prémio Ataegina 2021

O vencedor do Prémio Ataegina 2021 foi Carlos Aleluia, com o conto “Ágape”.

O anúncio foi feito no Fórum Fantástico 2021 com a presença do autor. Tal como nos anos anteriores, o conto irá ser publicado em formato físico numa edição bilingue.

Carlos Aleluia (direita), vencedor do Prémio Ataegina 2021, na companhia de Carlos Silva (esquerda), editor na Imaginauta.

Relembra aqui os vencedores do ano 2019 e 2020.

Entrega do Prémio Ataegina 2021

Como já começa a ser tradição, a entrega do Prémio Ataegina 2021 irá ser no Fórum Fantástico.

No próximo dia 10 de Outubro, às 18h30 no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro em Telheiras será revelado o/a autor/a e o conto vencedor do Prémio Ataegina deste ano. Restante programa aqui.

O Prémio Ataegina é uma iniciativa da Imaginauta, da Divergência, do Fórum Fantástico e do The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction que visa premiar o melhor conto de ficção especulativa submetido. Os Prémios Ataegina são uma maneira de apresentar e promover novos escritores à comunidade leitora e inventivar a produção de histórias de ficção especulativa.

Contacto 2021 – O dia depois

E já passou mais um Festival Contacto!

Este ano online, por via de todas as restrições devido ao covid. Um fim-de-semana cheios de lançamento de livros, conversas sobre legendagem, tradução, escrever noutro idioma, sociedades de vigilância, livro-jogo, exposições de magia num museu, ficção no feminino, filosofia e fantasia…… E muitas outras coisas!

Um enorme obrigado a todos os que aceitaram o nosso convite e deram o seu tempo para celebrar do melhor que se faz em Ficção Especulativa. Para o ano há mais e contamos com todos vocês, cara-a-cara, com muitas mais actividades para além de apresentações.

Sábado, 24 de Julho de 2021

Domingo, 25 de Julho de 2021

Festival Contacto 2021

Depois de um ano de 2020 que nos obrigou a adiar e depois cancelar a terceira edição do Festival Contacto, eis que chega 2021!

À data destas palavras, tendo em conta o alívio das medidas contra o convid-19 e o avançar do plano de vacinação, consideramos que haverá condições para se organizar a terceira edição do Festival Contacto nos dias 24 e 25 de Julho na Biblioteca de Marvila.

Recuperámos o cartaz da Joana Afonso para a entretanto cancelada edição de 2020porque para nós não fazia sentido abandonar esta maginífica ilustração sem antes lhe darmos um festival a condizer.

Estamos agora na fase de programação, a alinhar todas as actividades (tendo em conta todas as restrições que ainda há) e, porque este festival é de todos, gostaríamos da tua colaboração.

Há algum livro que irá ser lançado que gostasses que fosse ao Festival Contacto? Há alguma palestra/orador/actividade que gostasses de sugerir?

Usa o formulário

Estamos também a aceitar sugestões para a Sala Ad Hoc.

A sala Ad Hoc é um espaço dentro e durante o Festival Contacto que poderá ser utilizado para reuniões de comunidade. No ano de 2019 ele foi usado para uma assembleia Associação Tentáculo, um encontro de escritores de ficção especulativa para partilharem dicas e experiências, uma reunião de fãs que veio dar origem ao The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction.

E tu? Quer organizar algo assim? Deixa-nos o teu email em baixo e a tua ideia.