Legendary Books e Imaginauta

A Legendary Books é uma das nossas livrarias favoritas em Lisboa. Lá podem encontrar BD, da mais recentes à mais antiga (década de 60), edições assinadas, merchandising e, o que mais nos agrada, um maravilhoso atendimento do Pedro e da Margarida.

A missão deles é, tal como a Imaginauta, promover a leitura, especialmente de autores portugueses. Desde Outubro de 2019, a Legendary Books conta com mais um atractivo.

Uma estante da Imaginauta com todas as nossas edições disponíveis para venda.

Image may contain: indoor

Mas a nossa colaboração não acaba por aqui!

Hoje, participámos no primeiro Legendary Alvalade, um evento que promete ser mensal e levar a Alvalade autores e artistas para exporem e apresentarem o seu trabalho.

Esta foi a vez da Ana Varela expôr as suas ilustrações e do João Pinto apresentar o fantástico trabalho que fez para o Contos do Rei de Amarelo.

Em colaboração com a Legendary Books, e porque estes eventos irão também dinamizar o bairro de Alvalade, em Lisboa, esteve também presente a Dois Dedos de Conserva, especialistas em produtos gourmet.

Fórum Fantástico 2019 – Rescaldo

O Fórum Fantástico é um dos eventos do nosso coração. Foi lá que apresentámos a Imaginauta pela primeira vez e é passando por lá que de ano para ano temos crescido: de modo sustentável e com qualidade.

O Fórum Fantástico foi de 11 a 13 de Outubro de 2019 na Biblioteca Orlando Ribeiro em Telheiras, Lisboa. A Imaginauta esteve presente dia 12 e 13 com uma pequena banca (que em breve não será suficiente para todas as nossas edições), assim como em alguns painéis.

Em 2019 tivemos o prazer de fazer o lançamento da Antologia Ficção Especulativa Queer com a presença dos autores A. M. R. Catarino, a Joana Eça de a Queiroz, Inês Montenegro, e com o representante dos nosso parceiro de edição esQrever, o Pedro Carreira.

No público, a Dália Rodrigues (revisão), o André Nóbrega (também pertencente ao esQrever) e a autora Marta Afonso, que por motivos alheios à sua vontade, só conseguiu chegar quase no final da apresentação.

Dá esquerda para a direita: Pedro Carreira (esQrever), Inês Montenegro, A. M. Catarino e Carlos Silva (Imaginauta)
Da esquerda para a direita: Marta Afonso, A.M.Catarino, Joana Eça de Queiroz, Carlos Silva e (uma metade de) Tomás Agostinho

No Domingo, tivemos a a honra de nos juntarmos aos nossos parceiros do The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction e apresentar o vencedor do prémio Ataegina 2019: Jorge Borbinha.

E não só apresentámos o vencedor, como disponibilizámos o respectivo conto, “O Último Extraterrestre“, em formato físico.

O prémio terá uma edição em 2020, por isso comecem já a preparar as vossas submissões.

Da esquerda para a direita: Rogério Ribeiro (Fórum Fantástico), Carlos Silva (Imaginauta), Pedro Cipriano (Divergência/Convergência), Cristina Alves (The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction) e Jorge Borbinha, o vencedor do Ataegina 2019.

Até para o ano!

Aquontes – Rui Ramos e João Pinto

Os Aquontes são uma espécie alienígena do universo do Comandante Serralves. São pacíficos, gentis e altruístas, viajando de sistema planetário em sistema planetário em imensas naves geracionais escavadas em asteróides.

Comunicam por bioluminescência, embora sejam conhecidos por criar drones similares às espécies inteligentes com quem contactam para facilitar a comunicação.

O João Pinto (esquerda) e Rui Ramos (direita) enviaram-nos as suas interpretações destes gigantes aquáticos, que a partir de hoje fazem parte da galeria de imagens do Projecto Serralves.

Nomeações Prémio Adamastor 2019

As nomeações do Prémio Adamastor 2019 estão já públicas AQUI. E correspondem, largamente, às histórias publicadas desde o último Fórum Fantástico indicadas pelos fãs.

No entanto, a votação final é presencial, durante o Fórum Fantástico 2019, de dia 11 a 13 de Outubro, na Biblioteca Orlando Ribeiro.

A lista é orgulhosamente extensa e tem bons representantes da Imaginauta!

Temos a concurso o Lisboa Oculta – Guia Turístico.


Este livro, com colaborações de Ana Cristina Luz, Anton Stark, David Camarinha, Diana Pinguicha, Francisco José, Inês Montenegro, João Barreiros, João Ventura e Nuno Ferreira é um guia turístico fictício ilustrado e bilingue da cidade de Lisboa.

Lá poderão encontrar uma nova mitologia, inventada com base em factos bem reais, por alguns dos mais talentosos escritores de ficção especulativa portugueses.

Na categoria de conto, temos um título da Colecção Barbante.

A Caveira de Deus – Nuno Ferreira

Cada um dos contos da Coleção Barbante tem 1000 ou menos palavras, encerrando em si histórias sumarentas que deixarão qualquer leitor a salivar por mais. Por apenas 50cts e 5 minutos, uma porta escancarada para um outro mundo, um novo autor, um novo estilo de escrita.

Os títulos da Colecção Barbante poderão ser adquiridos em eventos em que a Imaginauta participe.

Similitude

Temos um novo número da colecção Barbante!

O número 15, para ser mais preciso.

Para quem não sabe, é uma colecção de micro-contos, disponível conto a conto num formato muito barato. Uma boa maneira de conhecer novos autores, novas ideias e ocupar aqueles 5 minutos antes do autocarro chegar, ou enquanto esperamos que aquele nosso amigo chegue finalmente.

Similitudes fala-nos de um mundo povoado de avatares que substituem os donos em quase todas as situações e que mudanças isso fez na sociedade.

Isto tudo em 1000 palavras!

Lançamento “Contos do Rei de Amarelo” – Rescaldo

No passado dia 12 de Setembro de 2019 a Imaginauta teve o prazer de transformar a sala 2 do cinema São Jorge no Quarto Amarelo, durante o motelX, e apresentar o Contos do Rei de Amarelo.

Abriu-se as hostilidades com o jogo narrativo digital “O Quarto Amarelo”, inspirado nas ombras de Robert W. Chambers, Ambrose Bierce e Charlotte Perkins Gilman (recomendamos vivamente a leitura do “The Yellow Wallpaper”, um conto acerca dos supostos tratamentos para histeria que as mulheres tinham que aguentar no final do século XIX). Um jogo excelente trazido pelo trio Isaque Sanches, João Antunes e Gonçalo Guiomar.

Começou tímido, mas à medida que a história se foi desenrolando e os possíveis resultados das escolhas se foram revelando, foram-se juntando mais e mais pessoas sedentas de saber os segredos do quarto amarelo.

Desligaram-se as luzes e a loucura daqueles que lêem o Rei de Amarelo desceu sobre a sala numa instalação sonora do André Sobral que deixou muitos em pele de galinha.

Quando os holofotes (amarelos) voltaram a brilhar e a silhueta de Carcosa surgiu no horizonte a Imaginauta convidou o João Pinto, para falar das ilustrações que fez para o Contos do Rei de Amarelo e o actor do Miguel Borges, a convite do motelX, para nos falar da experiência como actor em peças desafiantes.

No final, ainda houve tempo para alguns autógrafos desenhados que possibilitaram quem foi de levar uma personalização do livro para casa.

Os restantes títulos da Imaginauta estiveram também presentes com até um novo título da colecção Barbante: Similitude do Nuno Miranda Ribeiro.

Lançamento “Contos do Rei de Amarelo”

Pobres daqueles que caem nas mãos do Deus vivo! Não sobre nós, oh Rei, não sobre nós!

A apresentação do livro “Contos do Rei de Amarelo” vai decorrer durante o motelx (Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa) no dia 12 de Setembro, na sala 2 do Cinema São Jorge.

Para além do livro, preparámos algumas surpresas para os fãs de terror. Das 19h00 às 21h00 haverá uma instalação interactiva de texto onde poderás viver na pele de alguém que caiu nas mãos do Rei de Amarelo. O jogo foi desenvolvido pelo Isaque Sanches, João Antunes e Gonçalo Guiomar e inspira-se tanto no Contos do Rei de Amarelo como conto feminista de terror “O Papel de Parede Amarelo” de Charlotte Perkins Gilman.

Minutos antes do livro ser apresentado vamos tocar uma audiopeça de terror da autoria do actor André Sobral, com passagens dos Contos do Rei de Amarelo.

No lançamento, contaremos com a presença do actor Miguel Borges e ilustrador João Pinto, responsável pelas ilustrações interiores do livro.

O livro estará disponível durante o festival a preço de lançamento (10% de desconto) e após este será enviado para as livrarias generalistas.