Votação do Público – Prémio Ataegina 2024

Após o júri ter escolhido os 8 finalistas de 2023, agora é a vez do público votar!

Selecciona abaixo a tua obra favorita. A obra mais votada pelo público receberá cinco pontos, a segunda mais votada 4 pontos, a terceira 3 pontos, a quarta 2 pontos e a quinta 1 ponto. Em caso de empate (i.e. duas ou mais obras receberem o mesmo número de votos do público, ambas receberão o mesmo número de pontos).

Cada pessoa só poderá votar uma vez.

A esta pontuação irá juntar-se a pontuação do júri. 

A obra vencedora será a que reunir maior pontuação, somando os pontos atribuídos pelo público e pelos membros do júri. Em caso de empate, será decidido pela obra mais votada pelo público. Se o empate persistir, o júri deliberará sobre a obra vencedora.

O formulário estará disponível até 21 de Abril 2024.

Nomeados Prémio Ataegina Livro Publicado 2023

O Júrio do Prémio Ataegina para Livro Publicado reuniu e lançou as suas nomeações. Decidiu-se então que os 8 livros mais referidos seriam nomeados para a edição do prémio deste ano.

Na fase seguinte, haverá duas votações cujas pontuações combinadas elegerão o livro vencedor:

  • os membros do júri irão votar, por ordem de preferência, os 5 melhores livros. Cada membro do júri atribuirá 5 pontos ao seu livro favorito, 4 ao segundo favorito e por aí adiante.
  • o público, atuando como um membro do júri adicional, poderá votar no livro favorito. O livro mais votado receberá 5 pontos, o segundo mais votado 4 e por aí adiante.

Oficinas de Bules de Corrida

Queres participar na grande Corrida de Bules de Chá no Festival Contacto 2024, mas:

  • Gostavas de ter ajuda ou inspiração na construção do teu Bule de Corrida?
  • Gostavas de ter companhia enquanto trabalhas no teu Bule de Corrida?

Então as Oficinas de Bules de Corrida são para ti! (Se ainda não sabes o que é uma Corrida de Bules de Chá , vê aqui). Nos próximos dias 20 de Janeiro, 24 de Feveiro e 23 de Março, das 9h30 às 12h30, conta com a ajuda dos nossos mecânicos de serviço, a Guida e o Afonso, para levares o teu bule à vitória.

Para te inscreveres, envia-nos um email para correio@imaginauta.net



Prémio Ataegina 2024 (nova categoria)

Em 2024 o Prémio Ataegina vai fazer 7 anos e em jeito de comemoração decidimos que estava na hora de o expandir.

O Prémio Ataegina surgiu da vontade de fazer uma iniciativa que unisse os diversos grupos e projetos em torno da ficção especulativa em Portugal. Um concurso, com um júri, que motivasse os escritores a criar um conto pareceu-nos a coisa certa a fazer.

E foi!

Ao longo destes 7 anos temos descoberto óptimos autores, muitos deles que continuaram a aparecer em publicações desde então. Com o apoio do The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction publicámos edições bi-lingues que temos levado a eventos internacionais e que têm atraído o interesse de projetos como o Riflessi di Luce Lunare que dão oportunidade dos contos vencedores do Prémio Ataegina serem traduzidos para italiano.

Em 2024 considerámos que chegou a altura de criar uma nova categoria, a de Livro Publicado. Enquanto que a categoria que temos premiado até agora “Conto Original” se destina a escolher o melhor conto submetido a concurso, a nova categoria de “Livro Publicado” destinar-se-á a premiar o melhor livro publicado no ano que passou.

De novo, o Prémio Ataegina será votado por um júri de pessoas que estão envolvidas em projetos de ficção especulativa, mas também contará com a participação do público, com um sistema de pontuações ao estilo da eurovisão. Poderás ler o regulamento completo aqui.

O júri do Prémio Ataegina na categoria de Conto Original de 2024 será:

Artur Coelho é professor do ensino básico, apaixonado pela criatividade potenciada pela tecnologia nos campos da modelação e impressão 3D, programação criativa, robótica educativa, IA Generativa, cultura maker e Fablabs. Formador no CFAERC e ANPRI, EU Codeweek Leading Teacher (PT), membro do Fablab Lab Aberto, co-criador do Robot Anprino. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Apaixonado por Ficção Científica e Futurismo, interessa-se por experimentar as ideias de sanidade duvidosa que saltam à cabeça. Passa demasiado tempo de volta de robots.

Arlete Guerreiro Gomes vive rodeada por animais e livros. Os seus estudos foram apoiados pelos seus gatos e cães e, agora, o trabalho editorial tem essa importante supervisão.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses pela FLUCoimbra (pré-Bolonha), fez pós-graduação em Linguística e Ensino na mesma faculdade e, após passar pelos caminhos da docência, e realizou um Mestrado em Estudos Editoriais na Universidade de Aveiro.
Faz parte da equipa do Grupo Editorial Divergência, sendo a coordenadora editorial.

Carlos Aleluia nasceu em Lisboa em 1996. Estudou Engenharia Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico e, quando não tem a mente a fervilhar novas histórias, é programador. Amante devoto da arte da narrativa nos seus mais variados formatos, tem um fraquinho especial por Ficção Científica, género que o autor explorou na sua estreia no mundo literário, Ágape, vencedor do Prémio Ataegina 2021. Conta ainda com contos temáticos publicados no Almanaque Steampunk 2022 da Editorial Divergência e na antologia Des/Pudor da Edições Trebaruna.

Inês Montenegro é escritora, antologista, tradutora e revisora. Licenciada em Línguas e Literaturas (Português/Inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, optou pelo mestrado de Edição de Texto na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa. Tem contos publicados em antologias e fanzines, tanto em Portugal como no exterior. Pelo meio, vai diversificando as experiências laborais e os projetos de voluntariado cultural. Colabora com o The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction.

Rogério Ribeiro

Sandra Henriques é autora de livros de viagens desde 2016, e estreou-se na ficção especulativa em 2021, ano em que ganhou o concurso europeu de flash fiction da EACWP com o microconto de terror «A Encarregada.» Seguiram-se contos publicados em duas antologias portuguesas premiadas, Sangue Novo (2021) e Sangue (2022). Em 2023, estreou-se na ficção de terror em inglês, com um conto seleccionado para a antologia Dead Letters: Episodes of Epistolary Horror. É, desde 2022, a editora-chefe e co-fundadora da Fábrica do Terror.

O júri do Prémio Ataegina na categoria de Livro Publicado de 2024 será:

Arlete Guerreiro Gomes vive rodeada por animais e livros. Os seus estudos foram apoiados pelos seus gatos e cães e, agora, o trabalho editorial tem essa importante supervisão.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses pela FLUCoimbra (pré-Bolonha), fez pós-graduação em Linguística e Ensino na mesma faculdade e, após passar pelos caminhos da docência, e realizou um Mestrado em Estudos Editoriais na Universidade de Aveiro.
Faz parte da equipa do Grupo Editorial Divergência, sendo a coordenadora editorial.

Carlos Silva é engenheiro biológico e escritor de ficção especulativa. Tem obras no formato de conto e romance, mais recentemente estreou-se na banda-desenhada e cinema.

É também fundador da Imaginauta, através da qual dedica grande parte do seu tempo livre à promoção da ficção especulativa em Portugal.

Cristina Alves gosta de ler, sobretudo ficção especulativa (ficção científica e fantasia) e banda desenhada. De escrever a criticar foi um pequeno e rápido passo, e actualmente fala sobre livros e jogos de tabuleiro em várias convenções nacionais e internacionais, bem como no blog Rascunhos. Também colabora em diferentes prémios como júri.

Rodrigo Manhita começou a sua carreira em marketing e organização de eventos como empreendedor na área da cultura asiática. Em 2022 juntou-se ao departamento de Marketing da Penguin Random House Portugal, onde desenvolveu vários projetos, nomeadamente a Bold Reads. Neste momento é editor de livros YA e assina a direção criativa da Bold Reads e de algumas outras marcas por serem reveladas.

Nights, da plataforma Words à la Carte, adora partilhar as suas experiências de leitura e as suas “geekices”, enquanto os seus gatos fazem asneiras. Leitora compulsiva de fantasia e ficção científica, também gosta de rolar dados em jogos de Dungeons and Dragons e de fazer cosplay de personagens que admira e nas quais se revê. Deseja ardentemente ler todos os livros que tem num futuro (mais ou menos) próximo, apesar de continuar a adicionar novas obras às estantes d’O Covil.

Mondi incantati 2023 inclui Prémio Ataegina 2022

A antologia Mondi Incantati 2023 – Le case che abbiamo perso foi lançada na Lucca Comics & Games 2023, no dia 3 de novembro, durante a cerimônia de entrega do prémio Riflessi di Luce Lunare (RiLL).

Esta antologia italiana é publicada pela Acheron Books, editada pela RiLL e patrocinada pelo festival Lucca Comics & Games. Ela inclui as 5 melhores histórias curtas submetidas ao 29º Prémio Riflessi di Luce Lunare (RiLL), os quatro vencedores da SFIDA 2023 e 3 histórias de prêmios internacionais, incluindo o conto vencedor do Prémio Ataegina 2022, Flores que Nascem no Deserto de Guillerme Pires Correia.

A ilustração da capa é de Valeria De Caterin.

A antologia custa 10€ e pode ser adquirida no site da RiLL.

O livro inclui os seguintes contos:

Vencedores do 29º Trofeo RiLL (por ordem de classificação):

  1. “Le case che abbiamo perso”, de Francesco Corigliano
  2. “Tutt’apposto”, de Giorgio Cappello
  3. “I colori del Campo Santo”, de Giorgio Smojver
  4. “Un ragazzo”, de Valentina Schiaffini
  5. “È stata la Palude”, de Francesco Pone

Vencedores de prémios internacionais (RiLL World Tour):

  • “I fiori che sbocciano nel deserto”, de Guillerme Pires Correia (Prêmio Ataegina 2022, Portugal; tradução: Emiliano Marchetti)
  • “La Pinza Storica”, de Talita Isla (Visiones 2023, Espanha; tradução: Serena Valentini)
  • “Substrato”, de Philip Machanick (NOVA Short-Story Competition 2022, África do Sul; tradução: Gianfranca Gastaldi)

Vencedores do SFIDA 2023:

  1. “Dove i morti viaggiano veloci”, de Alessandro Izzi
  2. “Segni di pista”, de Nicola Catellani
  3. “Petricore”, de Marta Bonaventura
  4. “Assuntina e la Luna”, de Laura Silvestri

It’s Alive 2023

O It’s Alive! está de regresso ao Palácio Baldaya no próximo dia 25 de Novembro às 16h.

O It’s Alive! é um evento de homenagem a Mary Shelley, a mãe da ficção científica, que em 1816, durante o chamado”Ano sem Verão“, decide aceitar o desafio de Lord Byron para escrever uma história de terror, dando vida ao “Frankeinstein, ou o Prometeu Moderno”. Durante o evento, escritores e ilustradores serão convidados a criar um conto/ilustração de ficção especulativa de uma só vez durante a sessão.

Queremos criar um ambiente de criatividade, partilha e criação de comunidade, pelo que antes temos algumas actividades de quebra-gelo para os participantes.


Inscreve-te já! Vagas limitadas


Programa

16h00 – Salão Literário – Convívio entre escritores e ilustradores com:

  • Jogos para estimular a criatividade
  • Photobooth “Ano sem Verão”
  • Ponto de recolha de doações de livros de ficção especulativa para a Colecção Imaginauta na Biblioteca Baldaya

17h00 – Maratona de Escrita/Ilustração

O desafio é: escreve um conto ou faz uma ilustração de ficção especulativa na companhia de outros autores entregues à mesma tarefa.

21h00 – Fim da Maratona

Informações úteis

Participação no Salão Literário é livre, participação na Maratona de Escrita/Ilustração é sujeita a inscrição aqui.
Localização: Palácio Baldaya, Benfica
Durante a Maratona de Escrita/Ilustração haverá bebidas (água, café, chá, sumo) e aperitivos disponíveis para os participantes. Os participantes deverão trazer o seu material de escrita (computador, carregador, cadernos, papel, canetas, etc). Aconselhamos que tragam os computadores com a carga total.

Edições passadas


Clube de Leitores – 18 de Novembro 2023

Prontos para a última sessão do Clube de Leitores de Marvila de 2023?

A sessão irá ser no dia 18 de novembro às 15h na Biblioteca de Marvila e tem como convidada especial a A. R. Ruano. Como de costume, não é necessário ler nenhum livro de antemão, apenas trazer vontade de conversar sobre literatura, livros e leitura.

A.R. Ruano nasceu em Trás-os-Montes e desde miúda que sonha com fadas e seres fantásticos que vivem nas florestas e montanhas. Apaixonada por histórias e universos paralelos, é através da escrita que constrói os seus mundos mágicos.

Hoje em dia, vive no litoral com um gato laranja rodeada de livros estranhos. Quando não está a escrever ou a ler, está perdida num videojogo qualquer ou a rever pela vez número 42 o “Castelo Andante”.

Fórum Fantástico 2023 – Rescaldo

A Imaginauta não podia faltar ao Fórum Fantástico 2023 que este ano decorreu de 29 de Setembro a 1 de Outubro na Biblioteca Orlando Ribeiro (como já é tradição). Foi bom revermos velhos amigos e conhecer outros tantos novos!

No Sábado fizémos uma pequena demonstração do que é uma Corrida de Bules de Chá no mundo da Alice do País das Maravilhas à sombra da Colecção Barbante. Crianças, jovens e adultos, muitos foram o que completaram com habilidade o percurso de obstáculos. Quem diria que os fãs de ficção especulativa eram tão bons pilotos?

Domingo foi o dia de revelar o vencedor do Prémio Ataegina 2023: Jorge Santos com o conto “Biografia não autorizada de uma revolução” que nos transporta para um mundo totalitário onde nem do nosso futuro somos donos.

No primeiro trimestre iremos publicar o conto em formato físico, numa versão bi-lingue PT/ENG.

Em 2023 o Prémio Ataegina foi um esforço conjunto dos projetos Imaginauta, Fábrica do Terror, Fórum Fantástico, The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction e com a participação de Artur Coelho e Jorge Borbinha no júri.

Corridas de Bules de Chá

Damas e Cavalheiros, deixem-se cair pela toca do coelho e preparem-se para a mais louca Festa do Chá de sempre. O Chapeleiro Louco, a Lebre de Março e o Arganaz são os anfitriões de uma corrida onde bules de chá telecomandados percorrem uma pista de obstáculos o mais rapidamente possível.

São muitas as maneiras de ganhares esta competição:

  • Constrói o melhor bule
  • Faz a corrida no menor tempo possível
  • Traz o chapéu mais espetacular
  • Suborna o júri!

Vem connosco viver uma aventura no País das Maravilhas e do Outro Lado do Espelho.

No próximo dia 30 de Setembro às 15h iremos fazer uma demonstração no Fórum Fantástico e responder a todas as tuas questões. No Festival Contacto 2024 iremos ter a primeira prova oficial.

De que estás à espera? Tic Toc Tic Toc! O Coelho já diz que estás atrasado/a!

O que é uma corrida de Bules de chá?

Uma espalhafatosa corrida de obstáculos com carros telecomandados personalizados (pelo
menos) com um bule de chá, onde a destreza e a criatividade são postos à prova e a diversão
é o principal objetivo.

Quem inventou?

Em 2014, na Nova Zelândia, Simone Montgomery procurava uma actividade inclusiva, em que
qualquer pessoa, de qualquer idade, pudesse participar. Inspirada na cadeira de rodas eléctrica
sua amiga Donna Rose, Simone teve a ideia de criar um bule de chá telecomandado. A
primeira corrida de bules de chá pública foi no Steampunk NZ Festival em Oamaru.
Cedo outros festivais Steampunk pelo mundo começaram a adoptar a ideia e a organizar as
suas próprias corridas.
A Imaginauta traz as corridas de bules para Portugal e dá-lhes as roupagens e excentricidade
da Festa de Chá da Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.

Quais as regras da corrida?

Cada concorrente deverá trazer o seu bule e, um de cada vez, telecomandá-lo através do
percurso passando por todos os obstáculos pela ordem que quiser. Os obstáculos estarão a
cargo da Lebre de Março, portanto não se sabe muito bem o que pode vir dali, mas já vimos
pontes, arcos, rampas, túneis…
Ganha o condutor do bule que fizer o percurso em menos tempo. Mas cuidado, há
penalizações e bónus que podem somar ou retirar segundos à corrida.

  • + 10 segundos por cada obstáculo derrubado
  • + 20 segundos cada vez que que for necessário salvar um bule que virou ao contrário, ficou preso ou chocou contra alguma coisa
  • + 30 segundos por cada obstáculo que não foi atravessado
  • – 30 segundos para o bule mais espetacular
  • – 10 segundos para o concorrente com o melhor chapéu (esta regra foi criada pelo Chapeleiro Louco, vá-se lá saber porquê).

Caso alguma regra esteja omissa, esta será decidida de acordo com os caprichos do júri na
altura.
Existem boatos que o júri pode ser subornado com biscoitos para chá caseiros para dar até –
10 segundo de bónus. São boatos vis, destinados a manchar esta nobre competição, e
absolutamente baseados em factos reais.

Quais as regras dos Bules de Corrida?

Seja um bule de chá conduzido por um rato empalhado, uma monstruosidade coberta de
tentáculos a servir chá, ou um bule steampunk, o que importa é a criatividade.
Cada bule em corrida não deverá ter mais de 30 x 30 x 45 cm ou correrá o risco de não caber
nos obstáculos. A base de cada bule deverá ser um carro telecomandado a pilhas/bateria (não
são aceites outros tipos de motor, como os de combustível, por razões de segurança).
Também por razões de segurança não é permitido alterações aos mecanismos dos carros
telecomandados que servem de base do bule. Caso a personalização do bule resulte em algo
inseguro, ofensivo (e.g. um aríete para derrubar obstáculos) ou de mau-gosto este poderá ser
desclassificado ainda antes de entrar na corrida. Os concorrentes deverão trazer as baterias/pilhas carregadas.

Warmup Motelx 2023

Este ano a Imaginauta colabora com o Motelx para vos trazer uma performance literária de terror no evento de Warmup deste festival de cinema de terror que todos tanto gostamos. Contamos contigo? As vagas são limitadas.

9 SET (sábado)

20h00

E Ele Mandou Apagar as Velas

Histórias de Terror no Palácio do Grilo

Palácio do Grilo, Calçada do Duque de Lafões 1

Entrada Livre – Mediante inscrição prévia através do email: inscricoes@motelx.org

Existem histórias que só devem ser lidas à noite. Histórias que revelam o mais negro que há no ser humano e os terrores que a escuridão esconde. O convite está feito: de sala em sala, vem ouvir os contos que por uma noite irão habitar as paredes do Palácio do Grilo Uma performance literária criada pela Imaginauta com leitura de contos de Ana Claúdia Dâmaso, António Bizarro, Pedro Lucas Martins e Sandra Henriques.


22h00

Festa Onde o Terror é o Prato do Dia

Gala Cricri recebe MOTELX com DJ Pelota, Venga Venga, Convidados Surpresa

Palácio do Grilo

Calçada do Duque de Lafões 1

Entrada:10€ (compra online), 12€ no local

O MOTELX  invade o Palácio do Grilo. Contamos contigo para festejar a 17ª edição do Festival, com convidados de outro mundo, muita música e muitos momentos “assustadoramente” inesquecíveis!  Com DJ Pelota, Venga Venga, convidados surpresa e muito mais. Vem festejar o terror connosco até de madrugada!