Cerimónia de entrega do Prémio Ataegina 2020

Após alguns atrasos, do adiamento do Fórum Fantástico 2020 por um ano e outros obstáculos, finalmente a Imaginauta, Divergência, Fórum Fantástico e The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction estão em condições de anunciar o/a vencedor/a do Prémio Ataegina 2020.


O Prémio Ataegina, organizado por alguns dos mais influentes projectos ligados à ficção especulativa portuguesa, elege o melhor conto enviado no contexto deste concurso, atribuindo-lhe um prémio no valor de 50€ e a possibilidade de edição do mesmo conto num dos parceiros organizadores.

O anúncio do/a vencedora/a será feito no próximo dia 21 de Novembro, pelas 17h, na Samambaia, o bar d’A Voz do Operário, seguindo, claro, todas as normas de higiene e segurança em vigor.

O vencedor de 2019 foi Jorge Borbinha com o conto “O Último Extraterrestre“. A edição de 2021 seguirá os mesmos moldes, pelo que poderão já começar a preparar os contos a submeter.

Clube de Leitores de Marvila – Outubro 2020

A próxima sessão do Clube de Leitores de Marvila vai-nos deixar arrebatados, estarrecidos e mortificados. Não é para menos, tendo como o tema Paixão.

A paixão pode ser encontrado em todo o lado, mesmo nos tempos de maiores dificuldades.

Vamos desbravar histórias de sentimentos arrebatadores. Venham daí livros de literatura cor-de-rosa e aqueles que nunca poderiam ter essa cor.

A convidada especial é a Diana Pinguicha, que em Dezembro irá lançar o seu primeiro romance no mercado inglês, mas que nem por isso a história nele retratado deixa de ser bem próxima de nós. Rainha Santa Isabel, mouras encantadas, paixões proibidas e maldições, tudo isto pode ser encontrado em A Curse of Roses.


Como funciona o  Clube de Leitura de Marvila?

É preciso ter lido um livro em específico?
Não. Nas sessões nós falamos dos livros que quisermos, motivados (ou não) pelo tema e pelo convidado especial.

Quem lê pouco (ou não tem lido nada nos últimos tempos) pode ir?
Sim! Aliás, é uma óptima oportunidade para ouvir falar de livros novos, de ficar apaixonado por uma história ou de começar um bom hábito de leitura.

Como me posso juntar?
Basta no dia e hora clicar no link: https://meet.google.com/qax-cncj-txi Não é necessário instalar software nenhum.

Clube de Leitores de Marvila – Setembro 2020

Após as férias de verão, o Clube de Leitores de Marvila está de volta este mês no dia 29 de Setembro pelas 20h em sala online a anunciar. E o tema é: Medo

Arrepios pela espinha acima, de fazer pele-de-galinha e os joelhos tremer. Há livros que nos deixam assim. Junta-te ao grupo e partilha essas histórias.

O convidado especial é o Rafael Loureiro, um dos poucos escritores portugueses a enveredar por temáticas ligadas ao terror, mais conhecido pela triologia Nocturnus na Editorial Presença, onde dá vida a histórias de vampiros e outras criaturas fantásticas que habitam a sombra dos nossos medos.

Mas a sua obra não acaba aqui, para além de produzir filmes ambientados nos mundos que cria, Rafael lançou ainda mais dois livros:  Cinzas de Um Novo Mundo e Sombra de Um Peregrino.

Para quem está esquecido, no Clube de Leitura de Marvila, toda a gente traz o livro que leu no último mês (dentro ou fora do tema da sessão) e partilha o que gostou mais ou menos dele. Ao mesmo tempo, aproveitaremos a presença e experiência do convidado especial para discutir as leituras que já fizémos no passado que se enquadram no tema.

No próprio dia, partilharemos o link tanto aqui como no facebook!

https://meet.google.com/yeg-swuv-oxm

Nomeados Prémio Adamastor 2020

Os Prémios Adamastor é sempre uma oportunidade para olhar para trás e ver o que fizémos no ano anterior:

Em 2019, graças a todos os nossos leitores, acelarámos o ritmo de publicações e aventurámo-nos por novos formatos. Estamos orgulhosos do que editámos e os autores que demos a conhecer.

Porém, mais orgulhosos ainda ficámos quando soubémos as nomeações para os Prémios Adamastor 2020. Estes prémios são atribuídos no Fórum Fantástico contabilizando os votos dos participantes destes dentro de uma lista de nomeados feita por voto online.

Lista completa dos nomeados na página de facebook do Fórum Fantástico.

Dentro do Prémio Adamastor de Ficção Fantástica em Conto foram nomeados, entre outros, 4 contos publicados pela Imaginauta (por ordem alfabética):
– “Contenção de Custos”, de Inês Montenegro (em Antologia Ficção Especulativa Queer)
– “Miriam”, de Joana Eça de Queiroz (em Antologia de Ficção Especulativa Queer)
– “O Sabor do Lepton”, de Nuno R. (em Antologia de Ficção Especulativa Queer)
– “O Último Extraterrestre”, de Jorge Borbinha (Edição Imaginauta e The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction)

Já para o Grande Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Portuguesa o destaque foi para:
– “Antologia de Ficção Especulativa Queer”, de vários
– “Lisboa Oculta”, de vários

E este ano os leitores deram-nos até uma menção para o Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Estrangeira com os “Contos do Rei Amarelo”, de Robert W Chambers e Ambrose Bierce.

Desejamos a maior das sortes a todos os nossos companheiros de nomeação e que esta lista sirva para muitos encontrar obras para ler nos longos dias de verão.

Clube de Leitura de Marvila – Julho 2020

As temperaturas estão a subir e os dias estão a crescer. Que bem que sabe relaxar com uma bebida refrescante numa mão e um livro na outra.

As sessões do Clube de Leitura de Marvila continuam online e o tema de Julho, nem de propósito, é “Viagens” e o nosso convidado especial o Afonso Reis Cabral.

Pega no passaporte, no passe social, dá corda aos sapatos, ou entra num bote para atravessar o atlântico.

As viagens mudam-nos, fazem-nos ver o Mundo de outra maneira. E os livros de viagem dão-nos a oportunidade de viajar sem sair do lugar. Vem ter connosco contar-nos por que páginas andaste.

Afonso Reis Cabral é um verdadeiro camaleão de géneros. Com 15 anos publicou o livro de poesia Condensação; aos 24 ganhou o prémio Leya com o romance O meu Irmão; Aos 29, entre Abril e Maio de 2019, percorreu Portugal a pé ao longo dos 738,5 quilómetros da Estrada Nacional 2, tendo registado essa viagem no livro Leva-me Contigo

Está sempre à procura de boas histórias, nem que para isso tenha de viajar de Portugal a Alemanha à boleia de um camião TIR, como já fez duas vezes. Querem saber mais? Apareçam!

Para quem está esquecido, no Clube de Leitura de Marvila, toda a gente traz o livro que leu no último mês (dentro ou fora do tema da sessão) e partilha o que gostou mais ou menos dele. Ao mesmo tempo, aproveitaremos a presença e experiência do convidado especial para discutir as leituras que já fizémos no passado que se enquadram no tema.

No próprio dia, partilharemos o link tanto aqui como no facebook!

Link para a sala https://meet.google.com/zfu-vfjd-qiq

Nomeações Prémios Adamastor 2020

O prémio Adamastor é uma distinção para as melhores obras de ficção especulativa votadas pelo público durante o Fórum Fantástico (Outubro 2020).
Para que cheguem à votação final, as obras têm de ser nomeadas. Em cada categoria, poderás nomear 6 obras.

Clicar aqui para fazer nomeações

Este ano, as seguintes obras da Imaginauta são elegíveis:

– Grande Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Portuguesa;
A Última Vida de Sir David – Pedro Galvão
Antologia Ficção Especulativa Queer – vários
Lisboa Oculta – vários

– Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Estrangeira;
Contos do Rei de Amarelo

– Prémio Adamastor de Ficção Fantástica em Conto;
Nau Fossilizada em Dó Maior – A. M. Catarino
Miriam – Joana Eça de Queiroz
Contenção de Custos – Inês Montenegro
Senhora da Boa Hora – Marta Afonso
O Sabor do Lepton – Nuno R.
Similitude – Nuno R.
O Último Extraterrestre – Jorge Borbinha

Clube de Leitura de Marvila – Junho 2020

A vida não pára e a Imaginauta também não.

As sessões do Clube de Leitura de Marvila são agora online, até nos podermos reunir de novo.

Para quem está esquecido, no Clube de Leitura de Marvila, toda a gente traz o livro que leu no último mês (dentro ou fora do tema da sessão) e partilha o que gostou mais ou menos dele. Ao mesmo tempo, aproveitaremos a presença e experiência do convidado especial para discutir as leituras que já fizémos no passado que se enquadram no tema.

O tema de Junho é “Resistência”. E que tema tão a propósito dos tempos que estamos a viver!

“Não sei para onde vou, mas sei que não vou por aí!” Ah, como é bom não ter quem mande em nós, desafiar o que os bons pensantes nos dizem o que está certo.

Esta é a sessão onde vamos falar de livros em que os heróis não se conformam com a opressão e lutam contra os sistemas instalados e contra as elites. É do punk, da revolta, do contra-corrente que iremos falar.

E a convidada especial é a AMP Rodriguez. Como escritora, já criou histórias para as antologias Pulp, Lisboa Electropunk, Winepunk e para o almanaque steampunk 2012 e 2019.

É co-fundadora da Invicta Imaginária, responsável pelo projecto Winepunk. É também a criadora do podcast de História Alternativa “Intermittente”.