Devoradores de Livros #13

20464727_10159041512545332_1652887385_o

No 13º jantar dos Devoradores de Livros reunimos mais uma vez na Leituria, desta vez para falar com os editores da Revista Estante.

Aprendemos como é fazer uma revista e como fazer o equilíbrio entre a necessidade de marketing de uma grande empresa como a FNAC e a independência artística da redacção.

Os Devoradores voltarão depois das férias de Verão. Até lá…boas leituras!

20464778_10159041512980332_435850955_o

Imaginauta no SciFiLx 2017

A Imaginauta esteve presente no SciFiLx 2017, tanto com uma banca, como ajudando a organizar o programa ligado ao Anfiteatro 1, o dedicado à literatura.

IMG_20170715_093924

Partilhámos banca com a Divergência, promovemos o Concurso Nacional de Contos de Ficção Especulativa, conversámos com pessoas que ainda não nos conheciam, demos a conhecer novas pessoas do meio ao público em geral, demos oportunidade de se realizarem palestras diferentes e interessantes.

É agora altura de descobrir o que fizemos bem, o que fizemos mal e começar já a pensar no SciFiLx 2018.

Jantar dos Devoradores de Livros #13

Dia 27 de Julho pelas 19h, na já habitual Leituria, que tão simpaticamente nos acolho, vai ocorrer o 13º jantar dos Devoradores de Livros.

Desta vez, teremos como convidados especiais Tiago Matos e Carolina Morais. Os nomes podem ser desconhecidos de muitos, mas o que eles produzem não. Estamos a falar do editor e editora adjunta da revista Estante, da FNAC.

Image result for revista estante

unnamed (1)
Tiago Matos define-se, essencialmente, como um grande fã de histórias. Independentemente do género que estas assumam ou do meio em que sejam desenvolvidas. Licenciou-se em Marketing, pelo ISCTE, mas foi o mundo da escrita que levou a melhor sobre ele. Passou por várias revistas, como redactor, até chegar ao departamento de Content Publishing da Adagietto, uma agência de comunicação sediada em Lisboa. É hoje o editor da revista Estante, da FNAC, uma publicação para apaixonados por livros, de distribuição gratuita e periodicidade trimestral, que já foi distinguida com dois prémios internacionais.
unnamed (2)
Carolina Morais gosta de personalidades complexas. Enredos misteriosos. Páginas amarelas a cheirar a antigo. Em suma, gosta de livros. Licenciou-se em Ciência Política e Relações Internacionais, na FCSH, e passou depois pela Escócia, onde concluiu um mestrado em Jornalismo na Edinburgh Napier University. De regresso a Portugal, escreveu para vários jornais e publicações e, já no final de 2016, chegou à Adagietto para assumir a função de editora-adjunta da revista Estante, da FNAC.

Literatura no SciFiLx2017

Já há muito que não dávamos notícias, porém, foi por uma boa causa.

Estivemos ocupados a ajudar o SciFiLx a planear a área da literatura. Para além de bancas com edições da Imaginauta, Divergência, H-Alt, Apocryphus, vão haver livros na banca do SciFiLX (que vai trazer livros de outros locais) e Livraria Bivar (livros em inglês a preços muito convidativos).

Preparámos também um programa de actividades relacionadas com literatura que espero que todos gostem (o programa poderá ainda sofrer algumas pequenas alterações).

horario-final

Caixa Literária Mistério

Image result for mystery box

Quando a Imaginauta perguntou a quem comprou uma Caixa Literário Mistério, estas foram algumas das respostas:

“Olha, gostámos imenso”

“Queria saber como é que está a correr a venda das Caixas Mistério, que se calhar quero mais uma!”

” Adorei a caixa”

E tu? De que estás à espera para também teres uma?

Haverão caixas disponíveis no próximo Devorador de Livros. Reserva já a tua por correio@imaginauta.net!

Devoradores de Livros #11

Está na altura de revelar o que o 11º Devoradores de Livros preparou para vocês.

A tertúlia irá realizar-se no dia 18 de Maio, na Leituria, pelas 19h. E já sabem, como de costume, depois temos um jantar opcional para continuar a conviver.

E quem é o convidado?

unnamed (1).jpg

João Alves (1982, Portugal) apaixonou-se pelo cinema quando viu o “Batman” de Tim Burton no grande écran. Depois de concluir a licenciatura em Biologia Marinha e Pescas, 2005, e desiludido com o mundo científico, focou-se a tempo inteiro em animação. Sem nenhuma formação na área mas com milhares de horas de tutoriais online e extras de DVDs, conseguiu iniciar a sua carreira e em 2010 escreveu, realizou, animou, editou e deu voz à curta “Bats in the Belfry” que foi exibida em festivais desde a Australia até ao Brasil e ganhou vários prémios. No verão de 2011 recebeu uma bolsa de estudo da ZON (actual NOS) para estudar animação na University of Texas em Austin onde desenvolveu a curta “Mindscape“. Quando regressou realizou o trailer para a BD “As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça & Pizzaboy II – Apocalipse“. Em 2013 representou Portugal no DISS Londres com uma versão animada de 60 segundos do filme “xXx” (2002) e em 2015 realizou a longa metragem de imagem real “Inner Ghosts” (actualmente no Kickstarter). Em 2017 escreveu a primeira longa metragem, adaptada da curta “Mindscape“, que foi seleccionada para o European Genre Forum 2017.

9c3b8f301d532ad35a5936ec4ac3e5e8_xl

Devaneios com URL 10#

10 – a verdade veio acompanhada

A realidade, essa famosa e interminável meta-narrativa, intromete-se na criação literária. À parte assuntos comezinhos como pagar as contas do mês («então, afinal não andamos aqui por amor à camisola?»), neste aspecto a Ficção Científica é especial, por inspirar-se nela, por incentivar interrogações e, a bem dizer, querer que haja cada vez mais realidade para poder subsistir (e sonhar). Uma condição anátema para alguns… mas antes ficção despretenciosa sobre um mundo paralelo ou aquele que há-de vir, do que os engodos da canalha. A hegemonização combate-se com a desmultiplicação de perspectivas. O esquecimento, com a retropectiva, a recuperação e a relembrança – afinal, o passado desaparece todos os dias. Até o mais pequeno dos passos descobre novos territórios, trilhos ignorados, aves raras, espécies em desenvolvimento – e elementos já familiares.

Ignorando nós que, talvez, seja tudo pré-calculado.

Luis Filipe Silva