Nomeados Prémio Adamastor 2020

Os Prémios Adamastor é sempre uma oportunidade para olhar para trás e ver o que fizémos no ano anterior:

Em 2019, graças a todos os nossos leitores, acelarámos o ritmo de publicações e aventurámo-nos por novos formatos. Estamos orgulhosos do que editámos e os autores que demos a conhecer.

Porém, mais orgulhosos ainda ficámos quando soubémos as nomeações para os Prémios Adamastor 2020. Estes prémios são atribuídos no Fórum Fantástico contabilizando os votos dos participantes destes dentro de uma lista de nomeados feita por voto online.

Lista completa dos nomeados na página de facebook do Fórum Fantástico.

Dentro do Prémio Adamastor de Ficção Fantástica em Conto foram nomeados, entre outros, 4 contos publicados pela Imaginauta (por ordem alfabética):
– “Contenção de Custos”, de Inês Montenegro (em Antologia Ficção Especulativa Queer)
– “Miriam”, de Joana Eça de Queiroz (em Antologia de Ficção Especulativa Queer)
– “O Sabor do Lepton”, de Nuno R. (em Antologia de Ficção Especulativa Queer)
– “O Último Extraterrestre”, de Jorge Borbinha (Edição Imaginauta e The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction)

Já para o Grande Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Portuguesa o destaque foi para:
– “Antologia de Ficção Especulativa Queer”, de vários
– “Lisboa Oculta”, de vários

E este ano os leitores deram-nos até uma menção para o Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Estrangeira com os “Contos do Rei Amarelo”, de Robert W Chambers e Ambrose Bierce.

Desejamos a maior das sortes a todos os nossos companheiros de nomeação e que esta lista sirva para muitos encontrar obras para ler nos longos dias de verão.

Clube de Leitura de Marvila – Julho 2020

As temperaturas estão a subir e os dias estão a crescer. Que bem que sabe relaxar com uma bebida refrescante numa mão e um livro na outra.

As sessões do Clube de Leitura de Marvila continuam online e o tema de Julho, nem de propósito, é “Viagens” e o nosso convidado especial o Afonso Reis Cabral.

Pega no passaporte, no passe social, dá corda aos sapatos, ou entra num bote para atravessar o atlântico.

As viagens mudam-nos, fazem-nos ver o Mundo de outra maneira. E os livros de viagem dão-nos a oportunidade de viajar sem sair do lugar. Vem ter connosco contar-nos por que páginas andaste.

Afonso Reis Cabral é um verdadeiro camaleão de géneros. Com 15 anos publicou o livro de poesia Condensação; aos 24 ganhou o prémio Leya com o romance O meu Irmão; Aos 29, entre Abril e Maio de 2019, percorreu Portugal a pé ao longo dos 738,5 quilómetros da Estrada Nacional 2, tendo registado essa viagem no livro Leva-me Contigo

Está sempre à procura de boas histórias, nem que para isso tenha de viajar de Portugal a Alemanha à boleia de um camião TIR, como já fez duas vezes. Querem saber mais? Apareçam!

Para quem está esquecido, no Clube de Leitura de Marvila, toda a gente traz o livro que leu no último mês (dentro ou fora do tema da sessão) e partilha o que gostou mais ou menos dele. Ao mesmo tempo, aproveitaremos a presença e experiência do convidado especial para discutir as leituras que já fizémos no passado que se enquadram no tema.

No próprio dia, partilharemos o link tanto aqui como no facebook!

Link para a sala https://meet.google.com/zfu-vfjd-qiq

Nomeações Prémios Adamastor 2020

O prémio Adamastor é uma distinção para as melhores obras de ficção especulativa votadas pelo público durante o Fórum Fantástico (Outubro 2020).
Para que cheguem à votação final, as obras têm de ser nomeadas. Em cada categoria, poderás nomear 6 obras.

Clicar aqui para fazer nomeações

Este ano, as seguintes obras da Imaginauta são elegíveis:

– Grande Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Portuguesa;
A Última Vida de Sir David – Pedro Galvão
Antologia Ficção Especulativa Queer – vários
Lisboa Oculta – vários

– Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Estrangeira;
Contos do Rei de Amarelo

– Prémio Adamastor de Ficção Fantástica em Conto;
Nau Fossilizada em Dó Maior – A. M. Catarino
Miriam – Joana Eça de Queiroz
Contenção de Custos – Inês Montenegro
Senhora da Boa Hora – Marta Afonso
O Sabor do Lepton – Nuno R.
Similitude – Nuno R.
O Último Extraterrestre – Jorge Borbinha

Clube de Leitura de Marvila – Junho 2020

A vida não pára e a Imaginauta também não.

As sessões do Clube de Leitura de Marvila são agora online, até nos podermos reunir de novo.

Para quem está esquecido, no Clube de Leitura de Marvila, toda a gente traz o livro que leu no último mês (dentro ou fora do tema da sessão) e partilha o que gostou mais ou menos dele. Ao mesmo tempo, aproveitaremos a presença e experiência do convidado especial para discutir as leituras que já fizémos no passado que se enquadram no tema.

O tema de Junho é “Resistência”. E que tema tão a propósito dos tempos que estamos a viver!

“Não sei para onde vou, mas sei que não vou por aí!” Ah, como é bom não ter quem mande em nós, desafiar o que os bons pensantes nos dizem o que está certo.

Esta é a sessão onde vamos falar de livros em que os heróis não se conformam com a opressão e lutam contra os sistemas instalados e contra as elites. É do punk, da revolta, do contra-corrente que iremos falar.

E a convidada especial é a AMP Rodriguez. Como escritora, já criou histórias para as antologias Pulp, Lisboa Electropunk, Winepunk e para o almanaque steampunk 2012 e 2019.

É co-fundadora da Invicta Imaginária, responsável pelo projecto Winepunk. É também a criadora do podcast de História Alternativa “Intermittente”.

Festival Contacto 2020 – Cancelado

Em Março comunicámos que iríamos adiar o Festival Contacto para 25 de Julho de 2020 tendo em conta as medidas de contenção implementadas devido à covid-19.

Chegados agora a Junho, em pleno processo de desconfinamento, ainda subsistem bastante dúvidas de que modo retomaremos aos eventos culturais e festivais. A directiva mais recente informa-nos que todos os festivais estão cancelados até ao último dia de Setembro. Ainda que pudéssemos argumentar pertencer a uma ou outra excepção, ou implementar rigorosas medidas de distanciamento e higienização, considerámos que as alternativas não permitiriam realizar o Festival Contacto cumprindo com a sua missão na plenitude.

Assim, decidimos cancelar o Festival Literário de Ficção Especulativa Contacto 2020.

A Biblioteca de Marvila já mostrou disponibilidade e vontade para que o Festival Contacto se realize em 2021. A edição de 2021 será preparada de raiz, com uma nova programação pensada do zero que poderá incluir, ou não, actividades da edição agora cancelada.

Obrigado pela vossa compreensão e apoio nestas condições tão excepcionais. São todos vós que dão alento para que a Imaginauta continue a existir, tanto na sua vertente editorial, como na vertente de eventos e divulgação da ficção especulativa.

Refrega das Resenhas – Antologia Ficção Especulativa Queer

Há muitos blogues e canais de resenhas de livros pela internet fora, cada um dando a sua opinião do que andam a ler. Nós na Imaginauta seguimos estes espaços de literatura com prazer, com curiosidade e com uma intensa vontade de ver mais e melhores conteúdos originais.

E foi por causa disso que decidimos criar a:

Refrega das Resenhas

Um encontro entre resenhistas de livros à volta de um título previamente escolhido. Quem gostou? Quem não gostou? Que personagem é o favorito de um, e de outra? Será que as opiniões vão convergir, ou será que vai parecer que andaram a ler livros diferentes?

A resposta a estas perguntas e muito mais no dia 12 de Junho de 2020 às 21h, no live stream da Refrega das Resenhas. Podes seguir no Facebook e Youtube.

O título em disputa será a Antologia de Ficção Especulativa Queer.

E quem vai participar?

Cristina Luiz, do blogue  LinkedBooks  cujas as leituras vão saltando por entre livros mencionados noutros livros.

O Cabo Cinético é um canal de YouTube fundado em 2017, que cria conteúdos sobre ficção, cultura e entretenimento. O campeão que trazem para a Refrega das Resenhas é Gazervici aka Dinis Ramos, que cura a rúbrica Ipsis Verbis, focado em literatura. Em 2020 fundou o seu site, onde publica também conteúdos sobre jogos, cultura digital, e conteúdo investigativo sobre a região algarvia, pela mão dos seus colaboradores ocasionais. Conta com mais de 200 vídeos, cobre eventos geek como o Festival Contacto, o Iberanime e a Comic Con Lx, e pretende abrir o diálogo sobre o storytelling em todas as suas vertentes.

Cristina Alves, autora do Rascunhos, um blogue de literatura (banda desenhada e prosa) e jogos de tabuleiro, e mentora do The Portuguese Portal of Science Fiction, um site com artigos em inglês que pretende dar a conhecer a ficção especulativa feita em Portugal.

Vanessa “Faith” Figueiredo: “A minha página mais importante é o meu Instagram, estando agora mais dedicado ao conteúdo literário, no final do ano de 2019 comecei a magicar e a contactar autores para um projecto que até ao dia de hoje cresceu muito mais do que estava a espera e do qual me orgulho imenso. Este projecto tem como nome(s) /tag(s) #emptparapt /#apoioaoautoreàescritaemportuguês, e visa promover autores portugueses (e/ou de língua portuguesa) e novas obras em português.
 Se quiserem saber mais sobre mim e o que faço, podem dar um pulo às seguintes plataformas: Instagram e
Youtube.”

Clube de Leitura de Marvila – Maio 2020

A vida não pára e a Imaginauta também não.

As sessões do Clube de Leitura de Marvila são agora online, até nos podermos reunir de novo.

Para quem está esquecido, no Clube de Leitura de Marvila, toda a gente traz o livro que leu no último mês (dentro ou fora do tema da sessão) e partilha o que gostou mais ou menos dele. Ao mesmo tempo, aproveitaremos a presença e experiência do convidado especial para discutir as leituras que já fizémos no passado que se enquadram no tema.

O tema de Maio é “Investigação”

Quem? Como? Porquê?

Vamos mergulhar no mundo das investigações, em busca da justiça que por vezes tende a chegar tarde. Uma sessão para aqueles que sabem que o culpado nem sempre é o mordomo.

E o convidado especial é o romancista Pedro Garcia Rosado, autor 10 thrillers passados em Portugal, entre os quais a triologia “Não Matarás” (Asa), a série “Morte com Vista para o Mar”, “Morte na Arena” e “Morte nas Trevas” (Topseller/20|20) e “O Clube de Macau”, única obra de ficção sobre o Processo Casa Pia, agora editado em França.

No próprio dia, iremos divulgar o link da plataforma online onde nos iremos reunir (Google Hangouts) na página de Facebook e neste post.

O link para a sala virtual será partilhado aqui e no evento de Facebook no próprio dia.

Sala virtual: https://meet.google.com/zye-vkjj-qaa