Que livro devo comprar este Natal?

Não sabes que livro deves comprar para ler (ou oferecer) neste natal?

Não te preocupes! Os cientistas da Imaginauta passaram várias noites em branco para criar um teste completamente infalível que lê os teus pensamentos mais profundos e escondidos, utilizando este conjunto de perguntas como “amaciador cerebral” (não sabemos o que isso quer dizer, mas confiamos neles).

Clica AQUI para começar.

Lançamento de Dormir com Lisboa/anúncio da vencedora do Prémio Ataegina

Apesar de todas as restrições impostas, de não se poderem fazer eventos depois das 13h, de estar proibida a circulação entre concelhos, conseguimos finalmente anunciar a vencedora do Prémio Ataegina 2020 e lançar o romance Dormir com Lisboa.

O espaço escolhido foi a Samambaia, o bar da Voz do Operário, em pleno bairro da Graça, que nem cenário do romance que seria apresentado em seguida.

Foi com grande orgulho que revelámos a Mónica Cunha, e o seu conto “projecto: MOTHER” como o vencedor do Prémio Ataegina 2020.

Para além dos 50€ em cheque compra, a Mónica Cunha pode ainda receber um troféu e o primeiro exemplar da edição bilingue que a Imaginauta fez em conjunto com o The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction

Capa do conto
Sabe mais deste livro aqui

Em seguida, com apresentação de João Morales, tivemos a apresentação do Dormir com Lisboa, da Fausta Cardoso Pereira. Falou-se de como este livro, apesar de especular acerca de um facto insólito (a cidade de Lisboa abrir buracos no chão e engolir os seus habitantes) e ter sido escrito em 2014, acabar por espelhar a situação actual, tanto ao nível das decisões políticas, como da resposta da população.

No fim, após um poema de Manuel Alegre declamado por João Morales, houve espaço para perguntas e autógrafos.

Resta-nos apenas agradecer a todos os que vieram e ao apoio e cedência de espaço do Samambaia, que recomendamos a visita.

Antologia Pós-Humanos – Prolongamento do prazo

A Imaginauta irá reabrir o periodo de submissões para a antologia de ficção científica transhumanista. Se não conseguiste submeter a tua história, esta é a tua oportunidade.

Os autores que submeteram dentro do primeiro prazo que entretanto não foram seleccionados, poderão submeter outras narrativas.

Consulta o regulamento AQUI

Contem-nos histórias que desafiem o conceito do que é ser humano, ou que transcendam as limitações que a humanidade nos trás. Mostrem-nos sociedades com aumentos cibernéticos e robóticos como em Cyberpunk: 2077, Alita: Battle Angel, Deus Ex e Encarcerados; contem-nos histórias daqueles que são quase humanos ou mais que humanos, como no Blade Runner, Ancilary Justice, Carbono Alternado e Zima Blue. Biohacking, cyberpunk, nanopunk e outros que tais são conceitos a explorar.

Clube de Leitores de Marvila – Novembro 2020

O ano está quase a acabar, mas ainda há espaço para mais algumas sessões do Clube de Leitores de Marvila. Já sabem como funciona. Uma conversa informal sobre os livros que andamos a ler, dentro ou fora do tema.

Em Novembro, o tema é Dons:

Poderes especiais, presentes do destino, predisposições de nascença ou que acordam de repente. Todos nós temos algo que nos torna especiais, mas as personagens destes livros têm poderes únicos…para o bem e para o mal.

O convidado especial é o Raul Minh’alma.

O autor convidado é o Raul Minh’alma, natural de Marco de Canavezes, e que, apesar da jovem idade é um autor que já conquistou o top de vendas em Portugal. Começou pela poesia e não-ficção, mas ultimamente a escrita tem-no levado para o campo do romance onde dá vida a personagens com dons peculiares e dilemas amorosos. Recentemente lançou “Durante a Queda aprendi a voar”.

Para participar na conversa, basta no dia 26 de Novembro, pelas 20h, aceder ao link: https://meet.google.com/agt-pqpy-xso

Cerimónia de entrega do Prémio Ataegina 2020

Após alguns atrasos, do adiamento do Fórum Fantástico 2020 por um ano e outros obstáculos, finalmente a Imaginauta, Divergência, Fórum Fantástico e The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction estão em condições de anunciar o/a vencedor/a do Prémio Ataegina 2020.


O Prémio Ataegina, organizado por alguns dos mais influentes projectos ligados à ficção especulativa portuguesa, elege o melhor conto enviado no contexto deste concurso, atribuindo-lhe um prémio no valor de 50€ e a possibilidade de edição do mesmo conto num dos parceiros organizadores.

O anúncio do/a vencedora/a será feito no próximo dia 28 de Novembro, pelas 10h30, na Samambaia, o bar d’A Voz do Operário, seguindo, claro, todas as normas de higiene e segurança em vigor.

O vencedor de 2019 foi Jorge Borbinha com o conto “O Último Extraterrestre“. A edição de 2021 seguirá os mesmos moldes, pelo que poderão já começar a preparar os contos a submeter.

Clube de Leitores de Marvila – Outubro 2020

A próxima sessão do Clube de Leitores de Marvila vai-nos deixar arrebatados, estarrecidos e mortificados. Não é para menos, tendo como o tema Paixão.

A paixão pode ser encontrado em todo o lado, mesmo nos tempos de maiores dificuldades.

Vamos desbravar histórias de sentimentos arrebatadores. Venham daí livros de literatura cor-de-rosa e aqueles que nunca poderiam ter essa cor.

A convidada especial é a Diana Pinguicha, que em Dezembro irá lançar o seu primeiro romance no mercado inglês, mas que nem por isso a história nele retratado deixa de ser bem próxima de nós. Rainha Santa Isabel, mouras encantadas, paixões proibidas e maldições, tudo isto pode ser encontrado em A Curse of Roses.


Como funciona o  Clube de Leitura de Marvila?

É preciso ter lido um livro em específico?
Não. Nas sessões nós falamos dos livros que quisermos, motivados (ou não) pelo tema e pelo convidado especial.

Quem lê pouco (ou não tem lido nada nos últimos tempos) pode ir?
Sim! Aliás, é uma óptima oportunidade para ouvir falar de livros novos, de ficar apaixonado por uma história ou de começar um bom hábito de leitura.

Como me posso juntar?
Basta no dia e hora clicar no link: https://meet.google.com/qax-cncj-txi Não é necessário instalar software nenhum.

Clube de Leitores de Marvila – Setembro 2020

Após as férias de verão, o Clube de Leitores de Marvila está de volta este mês no dia 29 de Setembro pelas 20h em sala online a anunciar. E o tema é: Medo

Arrepios pela espinha acima, de fazer pele-de-galinha e os joelhos tremer. Há livros que nos deixam assim. Junta-te ao grupo e partilha essas histórias.

O convidado especial é o Rafael Loureiro, um dos poucos escritores portugueses a enveredar por temáticas ligadas ao terror, mais conhecido pela triologia Nocturnus na Editorial Presença, onde dá vida a histórias de vampiros e outras criaturas fantásticas que habitam a sombra dos nossos medos.

Mas a sua obra não acaba aqui, para além de produzir filmes ambientados nos mundos que cria, Rafael lançou ainda mais dois livros:  Cinzas de Um Novo Mundo e Sombra de Um Peregrino.

Para quem está esquecido, no Clube de Leitura de Marvila, toda a gente traz o livro que leu no último mês (dentro ou fora do tema da sessão) e partilha o que gostou mais ou menos dele. Ao mesmo tempo, aproveitaremos a presença e experiência do convidado especial para discutir as leituras que já fizémos no passado que se enquadram no tema.

No próprio dia, partilharemos o link tanto aqui como no facebook!

https://meet.google.com/yeg-swuv-oxm

Nomeados Prémio Adamastor 2020

Os Prémios Adamastor é sempre uma oportunidade para olhar para trás e ver o que fizémos no ano anterior:

Em 2019, graças a todos os nossos leitores, acelarámos o ritmo de publicações e aventurámo-nos por novos formatos. Estamos orgulhosos do que editámos e os autores que demos a conhecer.

Porém, mais orgulhosos ainda ficámos quando soubémos as nomeações para os Prémios Adamastor 2020. Estes prémios são atribuídos no Fórum Fantástico contabilizando os votos dos participantes destes dentro de uma lista de nomeados feita por voto online.

Lista completa dos nomeados na página de facebook do Fórum Fantástico.

Dentro do Prémio Adamastor de Ficção Fantástica em Conto foram nomeados, entre outros, 4 contos publicados pela Imaginauta (por ordem alfabética):
– “Contenção de Custos”, de Inês Montenegro (em Antologia Ficção Especulativa Queer)
– “Miriam”, de Joana Eça de Queiroz (em Antologia de Ficção Especulativa Queer)
– “O Sabor do Lepton”, de Nuno R. (em Antologia de Ficção Especulativa Queer)
– “O Último Extraterrestre”, de Jorge Borbinha (Edição Imaginauta e The Portuguese Portal of Fantasy and Science Fiction)

Já para o Grande Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Portuguesa o destaque foi para:
– “Antologia de Ficção Especulativa Queer”, de vários
– “Lisboa Oculta”, de vários

E este ano os leitores deram-nos até uma menção para o Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Estrangeira com os “Contos do Rei Amarelo”, de Robert W Chambers e Ambrose Bierce.

Desejamos a maior das sortes a todos os nossos companheiros de nomeação e que esta lista sirva para muitos encontrar obras para ler nos longos dias de verão.