Projecto Serralves

Rui Ramos

No mercado negro de Vénus, nas cidades da Terra, nas minas de Marte, no vazio do espaço, nas celas da Aliança Humana há um nome que se ergue como um clamor de justiça e liberdade:

Comandante Serralves

Já muitos afirmaram tê-lo visto, mas poucos o conhecem realmente. Quanta lenda haverá em cada uma destas histórias? 

Por vezes herói, outras vilão.

Atreve-te a descobri-lo.

Na tradição das clássicas space operas, “Comandante Serralves – Despojos de Guerra” é um universo de livre utilização onde vários autores contribuem para criar uma narrativa partilhada transmedia

O universo do Comandante Serralves começou como um conto base que serviu de base para uma antologia em que vários autores criaram histórias utilizando as mesmas personagens e ambientadas no mesmo universo sem nunca perder a coerência entre si.

Depressa o projeto se tornou transmedia com ilustrações, música, jogos narrativos e banda-desenhada.


Livros

O primeiro livro do universo Serralves foi “Comandante Serralves – Despojos de Guerra” publicado em 2014, contendo 7 histórias de 6 jovens autores portugueses. Em 2018 foi publicado “Comandante Serralves – Expansão”, que adicionou 3 novas narrativas ao universo. Em 2021 foi feita a edição definitiva, juntando aos contos do primeiro e segundo livro 4 histórias originais, 2 delas em banda-desenhada.

Sabe mais aqui
Sabe mais aqui
Sabe mais aqui

Ilustração

A ilustração é uma parte fundamental do universo do Serralves, não só trazendo as ideias dos escritores para fora das palavras, como introduzindo a fantástica imaginação dos ilustradores no universo criado. Tudo começou com a capa criada pela Ana Da Silva Monteiro, que criou um conceito diferenciador de todos os outros livros de ficção científica, ao compor numa constelação a tatuagem alienígena do Comandante Serralves. Seguiu-se Rui Ramos, que criou um poster. Apoiando-se no design da capa, juntou-lhe a primeira imagem da Maria, assim como uma das faces do Comandante, com a típica barba à Souvarov; mais tarde, inspirou-se nos Aquontes para criar mais uma imagem épica. Ao João Pinto, coube dar vida às raças não terrestres descritas no universo, utilizando para isso um desenho próximo do estilo que o xeno-biólogo utilizaria. Já os exteriores e ambientes, coube ao Samuel Pereira, que combina a sua arte com os pormenores técnicos, de modo a dar um visual de um futuro credível. A Priscila Santos juntou-se à galeria de ilustradores, criando uma imagem para cada das personagens do futuro RPG inserido no universo de Serralves, presentemente em teste, de nome Pouso Forçado. A ilustração da capa do Comandante Serralves – Expansão é do Edgar Ascensão e o arranjo gráfico da edição de 2021 é de Henrique Morais.


Jogos

Pouso Forçado é um cenário de RPG para jogar com FATE, inserido no universo do Comandante Serralves. Uma aventura vivida por um bando de contrabandistas que, a meio de uma missão para o impiedoso Barão, se vê apanhado no meio do conflito entre a Aliança e as forças rebeldes de Calisto. Numa corrida contra o tempo, terão de sobreviver, forjar alianças, fazer escolhas difíceis.

Faz download as regras e do cenaário aqui.

Música

arquivo210 é o resultado de um desafio lançado a likeicare pelo primeiro projecto da Imaginauta: fazer um EP que se inserisse no universo ficcional futurista do Comandante Serralves.

O conceito? Um arquivo de som proibido pelo império opressivo da Aliança Humana, por não se adequar ao seu projecto para a Humanidade. Para isso, likeicare teve de dar liberdade a toda a sua capacidade criativa. Qual a música que se houve no espaço? Que melodias ouvem os rebeldes, num claro acto de liberdade e provocação?

O resultado? Quatro músicas, recheadas de atmosferas densas e eléctricas, onde reina o experimentalismo, o erro, o ruído e ritmos não convencionais que agradarão a todos os fãs de IDM.

Este é o segundo trabalho deste artista a ser lançado pela MiMi Records, a segunda mais antiga netlabel nacional.

Advertisement

7 pensamentos sobre “Projecto Serralves

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s