Para a sessão do Clube de Leitores de Marvila de 18 de Março de 2023 (15h – Biblioteca de Marvila) o convidado especial é o Henrique Cardoso Dias.
Como de costume, a sessão é aberta a todos e não é preciso ler nenhum livro de antemão. Tratam-se de espaços de diálogo aberto sobre livros, literatura e uma oportunidade de conhecer um convidado especial. Neste caso um guionista com vasta experiência em televisão, teatro e cinema, sendo responsável por obras que fazem parte do imaginário português.

Henrique Dias é licenciado em Direito e iniciou a sua carreira como guionista escrevendo, a convite das Produções Fictícias, para Herman José. Ainda nas Produções Fictícias, frequentou o Curso de Escrita Criativa e foi guionista dos programas “Herman Sic”, “Herman Enciclopédia”, “O Programa da Maria” (com Maria Rueff) e “Paraíso Filmes” (com José Pedro Gomes e António Feio), que venceu o prémio da Associação Nacional de Argumentistas e Dramaturgos (APAD) para melhor argumento. A convite da SIC, frequentou o workshop “Escrita para Telefilmes” da SIC Filmes, tendo sido co-autor do telefilme “O Lampião da Estrela” e, mais tarde, co-autor dos filmes “Sete Pecados Rurais”, “Virados do Avesso” e “Os Banqueiros do Povo”. Em televisão foi co-autor dos programas “Levanta-te e Ri”, co-criador e co-autor do programa “Telerural”, co-criador e co-autor dos programas “Desliga a Televisão e “Pôr do Sol”. Foi também co-autor da série “da Mood”. No teatro, foi co-autor das peças “Inox” (com José Pedro Gomes, António Feio e Maria Rueff),”Vai-se Andando” (com José Pedro Gomes), “O Guru” (com Rui Unas e Custódia Gallego), “As Mulheres Não Percebem” (com Aldo Lima e Rui Unas), “Caixa-Forte” (com Fernando Mendes e Carla Andrino), e fez a adaptação do musical “Avenida Q”. Foi monitor de “Escrita de Guiões para Televisão” na ETIC e actualmente é Script Doctor dos projectos da RTP Lab.