E tal como prometido, em cada sessão do Clube de Leitura de Marvila, iremos trazer um convidado especial ligado ao tema mensal, para, num registo de igualdade e fraternidade, partilhar as suas leituras com o resto da comunidade.

E o convidado para Janeiro, a sessão com o tema “Futuros”, é o João Ventura, um escritor de ficção especulativa português conhecido pelas suas participações em antologias com contos intimistas, onde explora pequeníssimas alterações do que consideramos “normal” para reflectir sobre a natureza humana.
João Ventura começou a escrever na adolescência, sendo publicada nos suplementos juvenis do Diário de Lisboa e República. Fora a participação em alguns concursos (por vezes premiado, outras não…), a fase mais recente da sua escrita tem início quando há alguns anos entrou em contacto com leitores e escritores de ficção científica.
São eles que através dos sites, blogues e fanzines que editam, dos concursos e desafios que promovem, têm fornecido o estímulo para uma escrita com alguma continuidade.
Na Imaginauta, foi o responsável por uma parte considerável das entradas no livro de ficção Lisboa Oculta – Guia Turístico. Pela Saída de Emergência, publicou contos no Lisboa no Ano 2000. A primeira antologia de contos em nome próprio, “Tudo isto Existe”, saiu em 2018 pela Editorial Divergência.