Programa provisório – Sujeito a alterações

Sexta-feira, 5 de Abril
10:30 – 11:30 Sessão de Narração
Ana Lage
12:00 – 13:00 Sessão de narração
Ana Lage
14:30 – 16:00 Cinema
Brendam e o mundo secreto de kells
(The Secret of Kells), 2009, de Tomm Moore e Nora Twomey
Um jovem rapaz, num local medieval remoto que está sob o cerco de invasões bárbaras, é chamado para a aventura quando um célebre mestre de iluminuras chega com um livro antigo, cheio de sabedoria e poderes secretos. Baseado na mitologia irlandesa e na arte medieval, este filme chegou a ser nomeado para o Óscar de melhor animação, perdendo para Up.
16:00 – 17:00 Palestra
Imaginação e a mente
Qual o papel que a imaginação desempenha na nossa vida? Que tipos de imaginação existem? Porque é a capacidade imaginativa vital para a mente humana? Apoiando-se em conceções filosóficas clássicas e contemporâneas sobre a imaginação, Nuno Venturinha (doutorado em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e professor de Filosofia da Mente) irá abordar um conjunto de questões dirigidas a um público geral.
Sábado, 6 de Abril 2018
12:00 – 13:00 Palestra
Inteligence: Artificial vs human – Palestra em inglês
Gautam Agarwal, PhD, Scientist at Champalimaud Centre for the Unknown
Using a mobile app-based game, researchers are observing thousands of players to model how humans discover patterns and solve hard problems.
13:00 – 15:00 Podcast ao vivo
Universos Paralelos. Tema: Senhor dos Anéis
O Universos Paralelos é um espaço mensal integrado no podcast Segundo Take onde o António Araújo, o José Carlos Maltez e o Tomás Agostinho exploram imaginativos universos ficcionais, desde mundos distantes em planetas desconhecidos a terras de fantasia, desde as áridas planícies do faroeste a paisagens surreais, com o cinema, a literatura e outros meios como transporte onde autores visionários nos fazem viajar para os mundos da sua imaginação.
15:00 – 16:00 Palestra
Subversões medievais n’As Crónicas de Gelo e Fogo
Diana Marques, doutoranda na Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
George R. R. Martin joga com as expectativas dos leitores em relação ao passado medieval, subvertendo as noções pré-concebidas dos leitores.
16:00-17:00
Palestra
A Roda do Tempo
Através
da análise da saga A Roda do Tempo, de Robert Jordan, Rui Mateus,
doutorando na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da
Universidade Nova de Lisboa, irá abordar o facto de a fantasia épica
ignorar, em muitos casos, o desenvolvimento da tecnologia e da
ciência, apresentando, frequentemente, mundos com contornos
medievais.
17:00 – 18:00
Audio-peça ao vivo
A Hora Fantástica!
A
Hora Fantástica!
Recorda-se de quando a sua família
se juntava à volta da rádio, nas noites de sexta, aconchegados,
para ouvir os casos estranhos e improváveis
do bom doutor Thomaz? Ou esperando ansiosamente pelo episódio
seguinte das intermináveis
aventuras de Gago Cabral, piloto espacial do Quinto Império? Tudo
isto patrocinado pelas Massas Leão? …não? É natural… Afinal
este é apenas o melhor programa de rádio clássico que nunca
existiu! …até agora… Poderá ter todas essas memórias e mais as
que quiser ao assistir ao vivo às gravações de: A Hora Fantástica!
A audio-peça que se compromete a corrigir as lacunas de ontem nos
dias de hoje…
18:00 – 20:00 Liveplay
Dungeons&Dragons
A Dusked Veil (DV) é uma campanha multi-one-shot, de Dungeons & Dragons (5e), criada pela plataforma de criação de conteúdos Rola Iniciativa.
As personagens fazem parte de uma organização secreta chamada Dusked Veil. Neste Liveplay, vais ter a oportunidade de assistir a uma missão, do início ao fim, mestrada por Bruno Ribeiro e jogada por Ricardo Lopes, Rita Telhada, David Rodrigues e Nádia FrançaTambém vais ter a oportunidade, como membro da audiência, de ter um papel ativo no desenvolvimento da história, tendo formas de influenciar o que se passa à mesa e ajudando (ou não) as personagens dos jogadores a ultrapassar os seus desafios.
Junta-te a nós, à Dusked Veil, onde o mundo pertence aos jogadores e a ti também!
20:00 – 23:00 Cinema
É difícil ser um Deus
2013, de Aleksey German
Baseado no romance de FC de Arkady and Boris Strugatsky (criadores do Roadside Picnic adaptado para o filme Stalker), em Трудно быть богом (É difícil de ser um Deus) acompanhamos um conjunto de cientistas que viaja para um mundo em tudo igual ao nosso, mas que está culturalmente parado antes do renascimento pois todo aquele que possa ser considerado um intelectual é morto.
[…] A 2.ª edição do Festival Contacto realizar-se-á este ano na Biblioteca de Marvila, nos dias 5 e 6 de Abril. O programa do evento (ainda em actualização) pode ser consultado no website da Imaginauta, tendo já sido anunciados diversos lançamentos, assim como algumas das actividades previstas. […]