Ainda antes de haver escrita as histórias já eram contadas em viva voz. A Imaginauta recupera esse espírito e organiza sessões de leituras de contos, muitas vezes originais escritos de propósito para o evento em causa por jovens autores portugueses. Descobre algumas destas sessões abaixo:
Leitura imersiva do “Casalinho do Diabo”
A convite do Festival ReadOn 2025, a Imaginauta criou uma sessão imersiva com a leitura do “Casalinho do Diabo” para um grupo de 14 crianças acompanhadas dos encarregados de educação.
De entre passagens arrepiantes, a pequenos jogos e até uma caça ao tesouro no escuro, as crianças puderem entrar no mundo desta história de Jerónimo Rocha.
A convite da Rede de Bibliotecas de Lisboa para os Dias de Marvila 2024, a Imaginauta criou uma performance literária com leitura de textos de mestres do terror sempre em volta da mítica e terrível cidade de Carcosa.
De olhos vendados, à procura de nomes na escuridão ou frente a frente ao Rei de Amarelo, os visitantes viram as histórias que estavam a ouvir ganhar vida.
Leitura sensorial do “Casalinho do Diabo”
Integrado na programção infantil Lobo Mau do festival MOTELX, iremos fazer uma leitura d’O Casalinho do Diabo de Jerónimo Rocha, especialmente pensada nos mais pequenos.
Ao longo da sessão, de uma caixa mágina, irão sair objectos relacionados com a história para ver, sentir, ouvir e cheirar.
Warm-up Motelx 2023 – E ele mandou apagar as velas.
Em colaboração com o festival de cinema de terror Motelx, a Imaginauta organizou um serão de contos de terror no Palácio do Grilo, tirando o máximo partido da atmosfera sem igual criada pelo Duque de Lafões e o tempo.
Os convidados puderam ainda tirar fotografias de arrepiar para o “Livro de Visitas do Duque de Lafões” onde eles próprios criaram histórias de terror para juntar às que ouviram no serão.
Contos de Terror – Serões nas Bibliotecas de Lisboa 2022
Contos de terror em ambiente imersivo ao longo dos vários espaços da biblioteca no âmbito dos Serões nas Bibliotecas de Lisboa 2022.
Os contos foram escritos de propósito para o evento.
Mil Palavras em Viva Voz – Feira do Livro de Lisboa 2023
Os alumni da Oficina de Escrita para Ficção Especulativa levaram os seus contos à Feira do Livro de Lisboa e deram-lhes vida através da leitura para uma plateia que foi crescendo ao longo da sessão.
5º Aniversário da Biblioteca de Marvila – Sessão “Mil palavras em viva voz”
Sessão de contos de ficção especulativa no âmbito do aniversário da Biblioteca de Marvila onde se convidaram os autores da Oficina de Ferramentas de Escrita 2020 para escrever e ler contos de ficção especulativa.
Em celebração da chegada da Humanidade à Lua, o Município de Oeiras dinamizou o “Museu da Lua” onde uma enorme Lua insuflável nos jardins do Palácio do Marquês do Pombal serviu de mote para diversas actividades culturais.
A Imaginauta organizou a leitura de um conto de História Alternativa de João Barreiros.
Spoken word no It’s Alive 2017
Como parte do evento It’s Alive! de 2017 a Imaginauta organizou um momento surpresa de Spoken Word subordinada ao terror.






























