It’s Alive

A inspiração:

Corria o ano de 1816, o chamado”Ano sem Verão“. Lord Byron, Percy Shelley, John Polidori e Mary Shelley passavam as férias ao largo de um lago na Suiça.

A chuva e atmosfera sombria fechavam-nos em casa, a ler histórias de terror e a falar das últimas descobertas científicas. Até que Lord Byron propõe um desafio: escrever uma história de terror!

E foi assim que a jovem de 16 anos Mary Shelley criou “Frankeinstein, ou o Prometeu Moderno”, uma obra que reverberou até ao presente.

O evento:

Passados quase 200 anos, na Feira do Livro de Porto Alegre (Brasil), Cesar Alcázar e Duda Falcão organizaram um desafio de nome “Tu Frankeinstein” em que um conjunto de autores se comprometia a escrever um conto durante uma noite fechados na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Destes encontros têm resultados livros com a colectânea dos contos produzidos.

Em 2014 a iniciativa chegou também a Portugal, reunindo cerca de 20 autores ao total (no Porto e Lisboa), merecendo menção na TimeOut do Porto. Nesta altura a Imaginauta ainda não existia, mas foi a partir deste e outros eventos que surgiu a vontade de fazer surgir o projecto literário.

Em 2018, o evento foi no Palácio da Mitra, com o apoio da Rede de Bibliotecas de Lisboa e Junta de Freguesia de Marvila.

ITSALIVE.jpg
Programa 2018

Em 2017, foi a vez do MOTELX receber o evento, contando com a visita de Kim Newman.

itsalive_eventphoto

Programa 2017
Rescaldo 2017
Blog com os textos de 2017

Anúncios