Clube de Leitores de Marvila 2022

O Clube de Leitores de Marvila está de volta.

Traz o livro que andas a ler e vem fazer parte da comunidade de leitores da Biblioteca de Marvila.

Vem conhecer novas pessoas, partilhar a paixão pela leitura e pelas histórias. Tu trazes a tua opinião do que andaste a ler no mês anterior e nós tratamos do chá e das bolachas e de trazer um convidado especial. Juntos vamos criar um espaço onde todos poderão ter voz, de igual para igual, e descobrir e dar a descobrir livros para todos os gostos.

Cada encontro irá ter um tema, aberto o suficiente para que cada um encontre o livro certo para si. Seja ele um romance, banda desenhada, uma antologia, ou outros. Dos clássicos, às novidades, da literatura juvenil, aos romances. A escolha é tua!

De que estás à espera para apareceres?

MarçoContosFicção na sua forma mais condensada, com poucas palavras para criar um mundo, um enredo, uma ideia que acompanha os leitores muito para lá depois de acabar. Seja uma colectânea, uma antologia ou uma história singular, vamos querer saber os teus contos favoritos.
AbrilUltramarO catalisador da Revolução de Abril, a guerra que a ditadura do Estado Novo recusava-se a reconhecer, o evento que marcou uma geração. Que ficção se escreveu na altura? E agora, como interpretam as novas gerações este periodo negro da história.
MaioMagia“Não acreditamos em bruxas…mas que as há, há.” Desde os mundos fantásticos dos dragões e escolas de feitiçaria aos pequenos impossíveis numa história até aí banal. Os livros são portas para outras realidades. Conta-nos quais visitaste
JunhoAmbienteSeja ficção ou não-ficção, a sustentabilidade do meio ambiente é um tema que cada vez mais preocupa a Humanidade. Das palavras à acção, que livros te inspiram?
JulhoClássicosO que faz um clássico? Porque é que nem sempre encontram espaço no nosso coração? Os livros que fazem o cânone literário em discussão, numa comunidade de leitores sem vacas sagradas.
SetembroCiênciaDas curiosidades às Teorias Do Tudo, os livros de divulgação científica caminham na fina linha entre informar e entreter. Que mundos estes livros que revelaram?
OutubroLínguasPara além dos livros em inglês e português existe todo um outro mundo de livros traduzidos, com perspectivas diferentes, culturas distantes e muito pouco espaço dedicado nos catálogos editoriais. Vamos resgatar alguns desses títulos.
NovembroGeração ZQuais são os livros da geração Z? Quais os temas que querem ler e sobre os quais querem escrever? Como é que as editoras estão a responder a estes novos leitores?

*Sujeito a alterações por motivos de programação ou de força maior