Festival Contacto 2022

A Imaginauta, em parceria com a Biblioteca de Marvila e BLX, as Bibliotecas da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa têm o prazer de apresentar a 4ª Edição do Contacto – Festival Literário de Ficção Científica e Fantasia.

A decorrer nos dias 28 e 29 de Maio de 2022, na Biblioteca de Marvila
Entrada livre
Horário geral: 12h30 – 19h00

Cartaz de Rita Alfaiate

Programação

(Em actualização, pode sofrer alterações)




Warm-up online – 27 de Maio de 2022

Para quem não pode vir a Lisboa nos dias 28 e 29 de Maio, ou mesmo para aqueles que querem começar com a animação algumas horas antes, preparámos um pré-evento online.

Assistir em directo no YouTube

19h30 (portuguese hour) – Ficção da Diáspora – Portuguese authors living abroad tell us about their intercultural experience and how that influences their writting. Session in english. With: Ana C. Reis, João Silva, Patrícia Morais, Ricardo Pinto e Susana Imaginário.

20h30 (hora portuguesa) – SertãoPunk – Ficção científica que retrata o Nordeste Brasileiro, fugindo dos lugares comuns que os estereótipos lhes impoem, mas não se desligando dos factores culturais que os definem. Curiosos? Nós também. Conversa com os autores Alan de Sá e G. G. Diniz.


Palco 1

Sábado, 28 de Maio 2022

14h00 – Shore Desvendado – Apresentação do segundo livro da saga Aquorea pela autora M. G. Ferrey. Contado pela perspectiva de Kai, esteve novo volume irá revelar alguns factos novos e aprofundar o amor entre Ara e Kai. Sessão seguida de sessão de autógrafos. Sessão cancelada devido à autora estar em quarentena devido a COVID-19.

14h30 – TranshumanismoUma aventura de evolução ou de repressão? Vem conhecer e discutir o ensaio sobre este fascinante tema central de muitas histórias de ficção especulativa com o autor e investigador João Maia.

15h00 – Kalevala – Uma banda de bardcore portuguesa que vai despertar o jogral em cada um de nós. Preparem as moedas, não vá um bruxeiro aparecer.

16h00 – Bookfluencers – Mesa redonda. Que diferem os influencers literários de hoje dos de ontem? Como é que as redes sociais e comunidades digitais moldam como falamos de literatura e dos livros? Miguel Gonçalves (@capitulo_m_geekhouse) e Gabriela Simões (@writer_gabby) vêm dar-nos as suas visões.

17h00 – Live RPG: Tales from the LoopE se o teu amigo já não fosse ele próprio? E se quando ele desaparecesse coisas estranhas começassem a acontecer à tua volta? Vem ver um jogo de personagem (RPG) desenrolar-se ao vivo. Sem guião, sem ensaios, puro improviso e diversão num formato que o Critical Role tornou célebre.

Domingo, 29 de Maio 2022

13h30 – Nos bastidores de um Festival – Como surge um festival, como se organiza, que histórias existem dos bastidores? Uma mesa redonda com os organizadores do MOTELX e Festival Vapor.

14h30 – Simbologia do Dragão nas Sagas Medievais Nórdicas – Miguel Andrade vem-nos apresentar o tema da sua dissertação de mestrado e dar-nos a conhecer a dimensão simbólica destas criaturas que atravessaram os tempos até à ficção dos dias de hoje.

15h00 – Terror Ibérico – Mesa redonda para falar do que se tem feito de terror em Portugal e em Espanha. Com Sandra Henriques (Fábrica do Terror, antologia “Sangue Novo”), Samir Karimo (Chocozombi Apocalíptico, Valkiria) e António Monteiro (Sustos às Sextas)

16h00 – FanFiction: Ficção pelos fãs – Mesa redonda sobre FanFiction. O que é? Como é a comunidade? Quais as tendências? Vem saber mais deste tipo de literatura com três autoras de fanfictions Lívia Borges, Sofia Montenegro e Alexandra Freitas e talvez descubras que o teu livro favorito veio deste movimento.

17h00 – (Sessão a confirmar)


Palco 2

Sábado, 28 de Maio 2022

13h00 – Monstros que Nos HabitamNo ar paira algo maligno… e os autores desta antologia paranormal falarão um pouco desse mistério no lançamento da reedição da obra. Com a presença do autor Nuno Ferreira. Sessão seguida de autógrafos.

14h00 – Os Firôpe e KanakanGrupo de amigos luta contra a tirania de um imperador. Apresentação dos dois primeiros volumes d’As Crónicas dos Cinco Reinos pelo autor Francisco Ramalheira.

15h00 – Rua BruxedoLendas e paisagens, costumes e História, o que não falta em Portugal são fontes de inspiração. Esta antologia reúne contos de fantasia, terror e ficção científica de oito autores cuja diversidade é o que melhor nos reflecte. Com a presença dos autores Liliana Duarte Pereira, Maria Alice de la Fuente, Pedro Lucas Martins, Pedro Santos e Susana Geadas. Sessão seguida de autógrafos.

16h00 – Medos na CidadeDe Coimbra a Tomar, de Lisboa ao Porto, uma coisa é certa: todas as cidades portuguesas têm os seus mistérios. Nesta apresentação, os autores desta antologia de fantasia urbana, explorarão as sombras que habitam as nossas calçadas. Com a presença dos autores Nuno Amaral Jorge, António Catarino, Pedro Coelho. Sessão seguida de autógrafos.

17h00 – Tesouro de Erebor – Vem apoiar o festival Contacto e ganhar os tesouros que Smaug deixou para trás.

17h30 – Quizz (Harry Potter) – Sempre quiseste testar o quão sabes da saga Harry Potter e restante Wizarding World? Então este quizz organizado pelo Instituto de Magia Português é para ti.

Domingo, 29 de Maio 2022

13h00 – Pescador de Memórias Lethe está preso numa ilha deserta, sem se lembrar de como lá chegou. A sua única esperança de salvação está na pesca de fragmentos de memória que flutuam pelo mar, peças fulcrais na busca de recuperação da identidade. Apresentação do livro com o autor Miguel Peres. Sessão seguida de autógrafos.

14h00 – O Velho e a EspadaNuma (outrora) pacata aldeia perdida no interior, uma aliança insólita – e bastante regada – entre um velho e uma espada demoníaca para quebrar uma terrível maldição. Um filme de série B realizado por Fábio Powers. Apresentação do projecto pelo realizador.

15h00 – Insight O amor deixa-nos loucos ou incrivelmente sãos? Lançamento do novo romance de Bruno Martins Soares, uma história com suspense, twists surpreendentes e escolhas impossíveis. Sessão seguida de autógrafos.

16h00 – Assim falou a SerpenteUm pedido de ajuda do vice-rei egípcio, lança Benjamim Tormenta no caos mais horrendo da sua carreira. Apresentação do novo livro com o autor Luis Corte Real. Sessão seguida de autógrafos.

17h00 – Tesouro de Erebor – Vem apoiar o festival Contacto e ganhar os tesouros que Smaug deixou para trás.

17h30 – Quizz (Star Wars) – Vem pôr à prova os teus conhecimentos do universo Star Wars neste quizz organizado pela Silver Blade Academy.


Salas Temáticas

Os mundos de ficção especulativa ganham vida em cada uma das salas temáticas do Festival Contacto, cada uma em homenagem a universo ficcional diferente, repletas de jogos e actividades que tornam os visitantes em personagens destes mundos.


Exposições

Como já é tradição, uma das exposições é dedicada à artista que fez o cartaz desta edição do Contacto, a Rita Alfaiate. A outra é dedicada ao projecto “Crónicas do Tempo e do Espaço – Uluru”, um webcomic da autoria de Marco Fraga Silva (argumentista), Matthieu Pereira (ilustrador), Sofia Pereira (colorista) e Flávio Fraga Silva (tradutor).

Exposição de Uluru de Marco Fraga Silva, Matthieu Pereira e Sofia Pereira.
Exposição de Rita Alfaiate (ilustradora do cartaz)

Feira do Livro

Livros, livros e mais livros! No Festival Contacto não queremos que vás para casa de mãos vazias e por isso podes contar com a nossa feira do livro para reabasteceres o teu stock.

Livrarias e editoras representadas:

… entre outras!


Jogos Narrativos

Os jogos narrativos (ou RPGs) são jogos de mesa colaborativos, tradicionalmente moderados pela figura do Mestre de Jogo e suportados por um conjunto de regras, nos quais os participantes usam o ambiente partilhado da sua imaginação e a arte do improviso para contar histórias e viver aventuras através das suas personagens.

Escolhe uma das aventuras e inscreve-te AQUI.

Os Jogos Narrativos no Festival Contacto 2022 são organizados pela Elemento.


Jogos de Tabuleiro

Longe vão os dias em que o Monopólio e a Batalha Naval eram os únicos jogos de tabuleiro que haviam. No Festival Contacto vais poder conhecer e jogar muitos mais!

Não sabes que jogo escolher? Não sabes as regras? Não há problema, a Jogo na Mesa estará lá para te ajudar.


Praça da Ilustração

Bem no centro da Biblioteca de Marvila, no espaço que em tempos foi um lagar, vais poder ver ilustradores a criar arte em tempo real. E quem sabe… participar tu também?

Sábado, 28 de Maio 2022

15h00 – Desenho ao vivo – Margarida Matias Sessão cancelada por motivos pessoais da ilustradora.

17h00 – Desenho ao vivo – Inês Garcia

Domingo, 29 de Maio 2022

14h00 – Desenho com modelo – São todos convidados a tirar o pós aos materiais de desenho e vir retratar os nosso modelos (vestidos a rigor, vindos das salas temáticas). Com a presença dos desenhadores Beatriz Gusmão, Filipe Pereira, Francisco Machado, Isabel Nobre e Mariana Quintãos.

15h30 – Desenho ao vivo – Fil

16h30 – Desenho ao vivo – João Pinto


Oficinas

Seja para aprender uma nova habilidade ou aprofundar os conhecimentos com alguém mais experiente, as oficinas do Festival Contacto estão aqui para ti.

Inscreve-te AQUI.

Sábado, 28 de Maio 2022

10h30 – Da Ficção ao Ludodrama – Aprende a adaptar o teu universo ficcional favorito (BD, romance, série de TV…) a um jogo narrativo. Organizada pelo Atelier PubliDrama

14h00 – Magia fora de Hogwarts – Nesta oficina, vamos descomplicar as aulas de bruxaria e feitiçaria. Recorrendo a ciência e materiais que podemos encontrar em casa, vamos ensinar-te que truques mágicos podemos fazer fora de Hogwarts (sem sermos expulsos por uso indevido de magia em frente a Muggles).

Domingo, 29 de Maio 2022

10h30 – A Descoberta Fantástica da Escrita – Oficina de escrita criativa patrocinada pela Escrever Escrever

14h00 – Introdução ao Modelismo – Para quem quer começar, ou apenas tem curiosidade, sobre o mundo o modelismo. Uma oficina de técnicas básicas e truques para quem não tem experiência. Dinamizada pela Catarina João


Bar

E se te der a fome, a Legendary Books (sabias que eles também têm um café na livraria em Alvalade?) tem um menu cheio de deliciosas foccacia e fajitas.

Em parceria com a EPAL, o Festival Contacto irá tentar ser mais ecológico. Nas palestras/mesas redondas não haverá garrafas de plástico descartáveis, mas sim jarros e garrafas com água da torneira. Na zona do bar os copos também serão reutilizáveis e se quiseres poderás levá-los para casa como recordação.


Ser Voluntário/a

Gostarias de te voluntaria para a equipa que nos dias 28 e 29 de Maio vão erguer o Festival Contacto? Queres fazer parte da Imaginauta e contribuir com as tuas ideias para novos eventos?

Envia-nos um email para correio@imaginauta.net a dizeres quem és o que te entusiasmaria fazer.


Ser Solidário/a

Queres contribuir para a comunidade ao mesmo tempo que ganhas algum espaço nas estantes? Então traz-nos livros (em boas condições, mesmo que em segunda mão) para que lhes demos uma nova vida e novos leitores.

Durante o Festival Contacto 2022 iremos estar a fazer uma recolha de livros com dois fins:

  • Livros de ficção especulativa – Iremos criar uma colecção que iremos disponibilizar ao público geral no formato de uma biblioteca de género para consulta pública e divulgação deste tipo de literatura.
  • Restantes livros – Iremos doar ao projecto RE.LER.

RE.LER é uma iniciativa solidária de recolha de livros, de todos os tipos, para a Biblioteca Nacional de São Tomé e Príncipe e instituições educacionais e literárias na Região Autónoma do Príncipe. O objectio da iniciativa é o de facultar um reaproveitamento destes recursos e um incentivo à leitura na região.

Se tiveres alguma dúvida ou sugestão, envia-nos um email para correio@imaginauta.net


Informações úteis

Morada
Rua António Gedeão, 1950 – 347 Lisboa

Comboio:
Braço de Prata – 20 min a pé da Biblioteca de Marvila

Autocarros:
793 / 759


Apoios e colaboradores:

Promotor:

Apoio:

Colaboradores: